Publicado em: 7 de abril de 2025
A Lonestar Data Holding anunciou um projeto revolucionário de implantação do primeiro datacenter em nosso satélite natural, a Lua. Em seu comunicado oficial, Jason Carolan, chefe de inovação da companhia, informou que o intuito principal seria fornecer resiliência, recuperação de desastres e serviços de processamento de borda para clientes governamentais e corporativos globais que exigem os mais altos níveis de proteção de dados.
Os desafios são enormes, “Quando você lança um satélite no espaço, ele é binário. Se ele falhar, ele morre. Não há como recuperá-lo. Não há como consertá-lo.”, disse Chris Stott, CEO da Lonestar, à Reuters. Porém a companhia já garantiu uma boa lista de clientes governamentais como o estado de Tampa e a Ilha de Man, o que deve auxiliar nos elevados custos do projeto.
Datacenters são locais que armazenam servidores de diversos tipos e finalidades, utilizado por empresas para prover, manter, armazenar e transferir dados, sistemas e equipamentos de rede e segurança de telecom. “Essa ideia de usar o maior satélite da Terra como ponto de ancoragem é longe o suficiente para que possamos ter segurança nas comunicações”, completou Stott.
Os equipamentos serão lançados pelo foguete Falcon 9 da SpaceX, com toda a estrutura necessário para sua construção. O datacenter, que receberá o nome de Freedom, será alimentado por energia solar, e os seus discos terão resfriamento natural, tendo um backup adicional baseado aqui na Terra, no datacenter da Flexential no Estado da Flórida.
A empresa assume grandes riscos por conta da complexidade na montagem e na manutenção do datacenter, além de possíveis falhas no lançamento do foguete, que poderia acarretar grandes prejuízos não somente ao projeto, mas à vida das pessoas envolvidas nele. Entretanto, o foco principal da Lonestar é garantir aos seus clientes que as suas informações estarão seguras e protegidas de desastres naturais em grande escala como terremotos, enchentes, furacões ou ataques terroristas que poderiam comprometer sua infraestrutura aqui na Terra.
A criação do primeiro datacenter na Lua é um marco importante para a humanidade, pois representa um avanço significativo na exploração espacial e na tecnologia da informação. Além disso, também abrirá novas possibilidades para a pesquisa científica e o desenvolvimento de novas tecnologias.
Comentários