Em iniciativa inédita, o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro celebra os percursos individuais e coletivos que construíram as políticas de salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, lançando a obra “Em Defesa do Patrimônio Cultural”, organizado por…

Neste sábado, 16, postos de saúde ficarão abertos para a vacinação com foco em menores de 15 anos. Em Belém, 11 unidades vão funcionar das 8h às 14h. A campanha da Multivacinação iniciou no dia 04 de outubro e segue…

De autoria do carnavalesco e professor Paulo Anete, o enredo para o Carnaval 2022 da Escola de Samba Grêmio Recreativo Carnavalesco e Cultural Os Colibris, de Belém do Pará, é “Zélia Amada/ Zélia de Deus/ Zélia das Artes/ Herdeira de…

Batizada de sagui-de-Schneider (Mico schneideri), em homenagem ao pesquisador brasileiro Horácio Schneider (1948-2018), geneticista da Universidade Federal do Pará e pioneiro da filogenética molecular de primatas, a descoberta alvoroçou a comunidade científica internacional. A nova espécie de sagui amazônico do…

Mulher Empreendedora 2014

 Carteira Borboleta, design e criação de Celeste Heitmann
Bracelete Rádica, design e criação Ourogema
Bracelete Bastão do Príncipe, com design e criação H.S. Criações. Fotos: Ascom Igama
O Conselho da Mulher Empresária do Pará, a Associação Comercial do Pará e o Sebrae-PA realizaram hoje, no auditório da ACP, um desfile de moda com criações do estilista Tony Palha e de joias criadas e confeccionadas por designers, ourives, lapidários, produtores e demais empreendedores individuais e microempresários do Polo Joalheiro do Pará, dentro da programação do evento “Mulher Empreendedora 2014”. Foram mostradas joias confeccionadas em ouro e prata, com gemas minerais como ônix, quartzos fumê e rosa, citrino, ametista bruta e turmalina negra, e ainda madeira comum e rádica, casca de coco, madeira de pupunheira, semente de babaçu e outras gemas orgânicas. As 27 peças selecionadas para o desfile foram inspiradas na cultura amazônica. Os colares, pingentes, anéis, brincos e pulseiras foram produzidos pelas empresas Joiartmiro, Zeus, HS Criações & Design, Ourogema, Montenegro’s, Danatureza e Loja Una. As joias foram criadas pelas designers Ivete Negrão, Marcilene Rodrigues, Ana Cássia, Selma Montenegro e Celeste Heitmann.

Amanhã, a designer e artista plástica Celeste Heitmann será homenageada com o prêmio “Talento Cultural 2013”, por seus 30 anos de carreira.
Na ocasião, será exibido vídeo com uma pequena biografia da artista luso-brasileira, com destaque para seu trabalho, ambientado na Casa do Artesão e na Capela do São José Liberto. A premiação será na sede do Colégio Rui Barbosa, na Av. Pedro Miranda, bairro da Pedreira. 

Celeste conta que chegou em Belém no dia 24 de janeiro de 1963 e se apaixonou pela cidade. Começou sua trajetória pintando quadros, tecidos, porcelana, madeira, e depois bolsas e joias. Suas criações estão espalhadas mundo afora e algumas podem ser vistas através das novelas da TV Globo. Já publicou cinco livros e, preocupada com as comunidades carentes, juntou amigos e com eles criou uma creche para 120 crianças, participou da campanha Poli Plus, e por isso já recebeu o título Paul Harris e vários prêmios em New Jersey, Lisboa, Foz de Iguaçu e Belém. Celeste é uma grande divulgadora da cultura paraense, além do que suas bolsas são feitas de materiais reciclados, como coadores de café, dando exemplo de sustentabilidade. E seus trabalhos são tão lindos, únicos e irresistíveis que uma vez já voltou para casa com os objetos pessoais dentro de um saco plástico: em um evento, uma alta executiva internacional ficou de tal modo determinada a comprar a sua bolsa que, mesmo sendo avisada de que era de uso pessoal, não titubeou em pedir que a esvaziasse ali mesmo a fim de levá-la, já que já iria embarcar de volta, sem tempo para encomendas. Celeste fez o que ela mandou e ficou com mais essa história divertida para contar.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *