Embora o Quartel Tiradentes esteja localizado no coração do bairro do Reduto, sediando o 2º BPM e duas Companhias da Polícia Militar do Pará, os meliantes parecem desafiar abertamente os policiais. Os assaltos no bairro continuam muito frequentes, principalmente no…

Douglas da Costa Rodrigues Junior, estudante de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará e bolsista do Museu Paraense Emílio Goeldi, ganhou a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na área de Ciências Humanas…

O Ministério Público do Trabalho PA-AP abrirá na segunda-feira inscrições para Estágio de Nível Superior. A seleção será destinada ao preenchimento de vagas e formação do quadro de reserva de estagiários dos cursos de Administração/Gestão Pública, Biblioteconomia, Direito, Jornalismo, Publicidade/Propaganda…

Hoje, dia 23 de julho de 2021 às 19h, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará realizada a nona “Live em Memória” da programação alusiva aos 121 anos do Silogeu, desta vez em homenagem ao centenário de nascimento do Almirante…

Mérito da Navegação

Amanhã o Sindarpa – Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e Agências de Navegação do Pará – outorga a comenda Mérito da Navegação na Amazônia ao vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, comandante do IV Distrito Naval, e ao deputado Márcio Miranda, presidente da Alepa. Serão condecorados com a medalha Jornalista Alyrio Sabbá o capitão de mar-e-guerra José Alexandre Santiago da Silva, capitão dos Portos do Pará e Amapá; o delegado Dilermando Dantas Jr., diretor do Grupamento Fluvial da Segup; e os empresários José Rebelo III, vice-presidente da Fenavega; José Maria da Costa Mendonça, vice-presidente da Fiepa; Karlo Patrick Bannach, diretor do grupo Bannach; e Leopoldo Couceiro, diretor da Quadra Engenharia.

A entidade existe há 67 anos, atua em defesa do transporte hidroviário da região, encampando temas estratégicos como os projetos das hidrovias Tocantins-Araguaia, Guamá-Capim, Marajó e Tapajós-Teles Pires Juruena, além da questão portuária e das eclusas em barragens para usinas hidrelétricas, e é presidida pelo empresário Eduardo Lobato Carvalho.

Todos os agraciados são membros da Sociedade Amigos da Marinha. A Soamar-PA desenvolve atividades socioculturais em apoio à Marinha e presta assistência em ações de cidadania a comunidades ribeirinhas do interior paraense. Nos últimos anos as mulheres vêm dirigindo com sucesso a entidade – empresárias Milva Rebelo e Sônia Guedes -, provando a competência em um setor tradicionalmente dominado pelo gênero masculino.

Vale registrar que o jornalista Alyrio Sabbá, que denomina honraria, veicula há 47 anos ininterruptos coluna especializada sobre navegação, no jornal O Liberal. É a única no Pará e talvez em toda a região norte do Brasil. Alyrio começou a trabalhar no antigo SNAPP (Serviço de Navegação da Amazônia e Administração do Porto do Pará), órgão encarregado da gestão da Port of Pará e da Companhia de Comércio e Navegação do Amazonas, criado em 27 de abril de 1940 e extinto através do Decreto 61.600, de 6 de setembro de 1967. Com a extinção do SNAPP, em seu lugar foram fundadas a Companhia Docas do Pará (CDP), com a função de “promover a administração dos portos organizados e terminais do Pará”, e a Empresa de Navegação da Amazônia S/A (ENASA), destinada a “explorar o transporte aquaviário da Bacia Amazônica”, esta também já extinta. É um verdadeiro arquivo vivo, além de decano na área.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *