0

A polêmica substituição do mural do artista plástico Osmar Pinheiro no Ver-O-Peso, um dos mais famosos cartões postais de Belém, por uma pintura paga do grafiteiro paulista Eduardo Kobra, está rendendo e foi parar na Folha de São Paulo hoje.

O mural, há 25 anos, foi custeado pela prefeitura, à época comandada por Almir Gabriel. Um retrato do tucano era um dos detalhes da imagem. Nos últimos anos, a obra estava completamente abandonada e parte de sua pintura já havia sido apagada.

Sob a justificativa de comemorar os 394 anos de Belém, o Hangar pediu à prefeitura para, no lugar do mural, colocar outra obra, no que foi prontamente atendido. Na época em que era prefeito Edmilson Rodrigues, sumiram com outra peça criada por Osmar Pinheiro, “Velames“, instalada na pracinha do Ver-O-Peso. A família do artista, já falecido, vai acionar o MP e o Judiciário.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Alô, MPE e TJE!

Anterior

Dilema no futebol

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *