Área contígua ao centro histórico de Belém do Pará, Zona Especial do Patrimônio Histórico declarada por lei, o bairro do Reduto, cenário industrial da belle Époque, da Doca do Reduto no início do século XX, com suas canoas coloridas repletas…

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça fixou, sob o rito dos recursos repetitivos, a tese de que o servidor federal inativo, independentemente de prévio requerimento administrativo, tem direito à conversão em dinheiro da licença-prêmio não usufruída durante a…

O prefeito Edmilson Rodrigues cumpriu agenda institucional em Brasília, ao lado do secretário municipal de Gestão e Planejamento, Cláudio Puty. No Ministério da Economia, trataram das obras de saneamento básico no Canal do Mata Fome, no bairro do Tapanã, onde…

O leite materno contém propriedades importantes para o crescimento e desenvolvimento do bebê, fortalecendo a sua imunidade contra diversas doenças. Em 1992 a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1 a 7 de…

Mérito Cultural e Patrimônio de Belém

O governador Simão Jatene, o secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves Fernandes; o superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo; o dramaturgo Nazareno Tourinho, o pastor e maestro gospel Filinésio Moreira Soares, regente do Coral da Igreja Assembleia de Deus em Belém; o cantor Edilson Moreno e o grupo de teatro Palhaços Trovadores foram condecorados, hoje de manhã, com a Medalha Mérito Cultural e Patrimônio de Belém, concedida pela Câmara Municipal, anualmente, a personalidades, órgãos e entidades que se destacaram pela atuação na área da cultura e do patrimônio histórico da cidade, como acentuou o vereador Paulo Queiroz, presidente da Câmara. Já o vereador Thiago Araújo disse que a premiação é uma resposta aos investimentos em cultura promovidos pelo Governo do Estado. “Além de ser músico, o governador Simão Jatene sempre foi um grande defensor e incentivador da produção cultural do Pará. Por isso, nada mais justo do que prestar essa homenagem, em nome de todos os parlamentares da Casa”.
Para o secretário de Cultura, homenageado pelo vereador Abel Loureiro, a premiação é um incentivo aos produtores culturais de Belém. “A maior premiada desta solenidade, sem dúvida alguma, é a cultura paraense. A diversidade de homenageados hoje neste Parlamento mostra o quanto a nossa produção cultural é rica e peculiar”, enfatizou Paulo Chaves. 

O pianista Paulo José Campos de Melo recebeu a honraria do vereador Amaury Sousa. Durante os agradecimentos, lembrou que a Fundação Carlos Gomes, referência na formação de músicos de alto nível no Estado, em 2015 vai completar 120 anos de atividades em prol da educação musical no Pará. 

Homenageado pelo vereador Fernando Carneiro, o teatrólogo Nazareno Tourinho afirmou que o prêmio valoriza o trabalho dos produtores culturais da cidade. “É muito humano ver um trabalho seu reconhecido, e de uma forma tão generosa como esta. Por isso, agradeço à Câmara Municipal e ao vereador que propôs o meu nome. Mais do que uma satisfação pessoal, isto é uma homenagem em prol do teatro paraense”, frisou. 

A medalha traz o escudo do município de Belém e, do outro lado, uma imagem de Augusto Gomes Rodrigues, o Mestre Verequete, ícone do carimbó, já declarado patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *