Área contígua ao centro histórico de Belém do Pará, Zona Especial do Patrimônio Histórico declarada por lei, o bairro do Reduto, cenário industrial da belle Époque, da Doca do Reduto no início do século XX, com suas canoas coloridas repletas…

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça fixou, sob o rito dos recursos repetitivos, a tese de que o servidor federal inativo, independentemente de prévio requerimento administrativo, tem direito à conversão em dinheiro da licença-prêmio não usufruída durante a…

O prefeito Edmilson Rodrigues cumpriu agenda institucional em Brasília, ao lado do secretário municipal de Gestão e Planejamento, Cláudio Puty. No Ministério da Economia, trataram das obras de saneamento básico no Canal do Mata Fome, no bairro do Tapanã, onde…

O leite materno contém propriedades importantes para o crescimento e desenvolvimento do bebê, fortalecendo a sua imunidade contra diversas doenças. Em 1992 a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1 a 7 de…

Maravilhas da Ciência da Computação

Vocês sabiam que a Receita Federal não perdeu todos os seus dados com o incêndio ocorrido na sede em Belém, porque tinha todos eles microfilmados pela Empresa de Processamento de Dados do Pará, a Prodepa? A Jucepa também é cliente da Prodepa e foi a primeira do Brasil a digitalizar 100% do acervo de registro mercantil, formado por mais de seis milhões de documentos, e se tornou um modelo a ser seguido. Trata-se de conquista histórica do Pará. E agora todos os processos, desde a criação do TCE-PA, na década de 1950, até 2000, já estão microfilmados e disponíveis em 14 CDs.  O serviço continua, a fim de atualizar a microfilmagem. 


O microfilme tem hoje o mesmo valor legal que os documentos originais. Por executar o processo com excelência há mais de 30 anos, a Prodepa hoje é referência na área. Entre outros benefícios da digitalização estão o acesso a documentos raros, a economia com o espaço físico, eficiência na troca de informações por meio da web e a agilidade no tempo de consulta dos dados.  


Além de entregar os arquivos em CDs ou DVDs aos clientes, a Prodepa guarda todos os dados no sistema, onde ficam arquivadas as matrizes dos processos digitalizados, para que as empresas e órgãos tenham ainda mais segurança no armazenamento.  O sistema Indexa possibilita o acesso às imagens via web, de qualquer computador, em qualquer lugar. 


A microfilmagem já tem amparo legal, na Lei 5.433, de 8 de maio de 1986, que trata da regulamentação da microfilmagem de documentos e o seu descarte. Além disso, o Decreto 1.799, publicado em 30 de janeiro de 1996, regulamenta a Lei 5.433. Já a digitalização ainda precisa ser regulamentada. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *