O autor de “Luiz Gama Contra O Império: a luta pelo direito no Brasil da Escravidão” (Editora Contra Corrente), livro vencedor do prêmio Jabuti Acadêmico 2024, Bruno Rodrigues de Lima lançará a obra em Belém na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, às 16h. Bruno é reconhecido como o maior especialista na biografia do advogado negro Luiz Gama (1830-1882), patrono da abolição da escravidão no Brasil e referêcia em emancipação do povo negro. O evento tem apoioda deputada estadual Lívia Duarte (PSOL) e do ICJ.
Bruno Lima é especialista em fontes judiciais históricas e em pesquisas de intersecção entre História e Direito no Brasil, destacando-se por estudos sobre leis de alforria e ações de liberdade. Advogado, escritor e historiador do Direito, ele é graduado em Direito pela Universidade do Estado da Bahia, Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutor em História do Direito pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Atualmente, ele cursa pós-doutorado na Alemanha e outro doutorado na UnB, além de outros títulos acadêmicos no Brasil e na Europa.
O livro “Luiz Gama Contra O Império: a luta pelo direito no Brasil da Escravidão” traz uma versão revista da tese de doutorado de Bruno Lima, premiada com o Walter Kolb e a medalha Otto Hahn. A obra utiliza métodos de micro-história e biografia para explorar a vida e a prática jurídica de Luiz Gama que impactaram a sociedade brasileira, destacando suas contribuições ao direito e à luta emancipatória.
Esse livro já foi lançado em várias casas legislativas e será lançado também no Supremo Tribunal Federal. Em Belém, o lançamento integra a programação do Novembro Negro, apoiado pela deputada Lívia Duarte, primeira deputada autodeclarada preta do Pará.
O Instituto de Ciências Jurídicas fica em Belém, no Campus da UFPA no bairro do Guamá, acesso pelo portão 2.
O acesso é livre e gratuito.
Comentários