Barcos regionais a motor, veleiros, vigilengas, rabetas, bajaras, canoas ubás, igarités, catraias, botes fazem parte da memória afetiva, produtiva e econômica parauara, navegando pelo oceano Atlântico, baías, rios que mais parecem mares, lagos, igarapés, furos, estreitos, igapós e campos alagados…

Embora o Quartel Tiradentes esteja localizado no coração do bairro do Reduto, sediando o 2º BPM e duas Companhias da Polícia Militar do Pará, os meliantes parecem desafiar abertamente os policiais. Os assaltos no bairro continuam muito frequentes, principalmente no…

Douglas da Costa Rodrigues Junior, estudante de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará e bolsista do Museu Paraense Emílio Goeldi, ganhou a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na área de Ciências Humanas…

O Ministério Público do Trabalho PA-AP abrirá na segunda-feira inscrições para Estágio de Nível Superior. A seleção será destinada ao preenchimento de vagas e formação do quadro de reserva de estagiários dos cursos de Administração/Gestão Pública, Biblioteconomia, Direito, Jornalismo, Publicidade/Propaganda…

Juíza dá exemplo de protagonismo social

 

 

Fotos: Ozéas Santos
A Alepa outorgou a Medalha do Mérito
Comunitário Senador João de Paiva Menezes a várias personalidades que se
destacam por sua atuação. Os agraciados foram representados, na tribuna, pela
juíza Zuíla Lima Dutra, t
itular da
5ª Vara do Trabalho de Belém
, mestre e especialista em Direitos Fundamentais e das
Relações Sociais, professora universitária e da Escola Judicial (do TRT8 e do
TJE-PA) e da Escola Nacional de Magistrados Trabalhistas – ENAMAT, membro do
Conselho Consultivo da Escola Judicial do TRT da 8ª Região, coordenadora do
Programa Trabalho, Justiça e Cidadania nos Estados do Pará e Amapá, diretora de
Direitos Humanos e Cidadania da Amatra8, membro da comissão nacional e gestora
regional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do TST, membro da
Comissão Nacional de Direitos Humanos da Associação de Magistrados Brasileiros,
autora e coautora de livros e de diversos artigos publicados na revista do TRT8 e outros periódicos de circulação nacional.

A magistrada foi homenageada por indicação do deputado Raimundo Santos(PEN), presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Ouvidor da Alepa, seu conterrâneo de Santarém(PA), e recebeu a comenda das mãos da deputada Luzineide Faria(PSD), que presidiu a sessão, e dos deputados Edmilson Rodrigues(PSOL) e Zé Francisco(PMN), além de Raimundo Santos. Edmilson foi o orador oficial da cerimônia e destacou o papel das mulheres na luta pelo bem estar das comunidades, lembrando a trajetória política do senador João Menezes, cujos filhos Heloísa Menezes dos Santos e Eduardo Menezes compuseram a Mesa oficial.

Em emocionante pronunciamento, a juíza Zuíla Dutra dividiu a honraria com a juíza Vanilza Malcher, titular da 2ª Vara do Trabalho de Belém e também gestora regional da campanha “Dê um cartão vermelho ao trabalho infantil” – a quem chamou de “companheira de luta” -, e a dedicou a todas as crianças e adolescentes em situação de risco. Falou do do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, “que vem, graças a Deus, contagiando a todos e somando forças para que a gente possa eliminar esse mal. Sabemos que tudo o que nós fizermos é pouco diante das necessidades da realidade que se apresenta, mas não podemos desanimar nunca, e acreditamos que, unindo a sociedade, não deixando só para o governo, para as famílias a responsabilidade, porque, se existe o trabalho infantil, mas como diz o artigo 227 da Constituição Federal, a responsabilidade é de todos nós; então, se cada um fizer a sua parte estará contribuindo para que, num futuro próximo, todas as crianças tenham o que comer, todas as crianças tenham escola, todas as crianças possam brincar e viver plenamente essa fase da vida. Homenageando as crianças que escaparam do trabalho infantil, eu quero agradecer em nome de todos os homenageados, cuja luta simboliza o empenho contra as desigualdades sociais e o que essa verdade representa para cada um de nós. Hoje, eu saio daqui fortalecida e sei que todos os demais homenageados também”.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *