O jornalista Márcio Flexa denunciou na Seccional Urbana de Marituba uma situação de injúria racial ocorrida ontem (5) na área de lazer do Condomínio Algodoal, do residencial Bella Cittá, localizado no bairro Parque Verde, município de Marituba (PA).
Gildas Marius Dassigli, estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará, cidadão oriundo de Benin, país da África Ocidental, foi obrigado a se retirar da piscina onde festejava seu aniversário com amigos por um funcionário do condomínio, sob a alegação de que estava trajando camisa de algodão imprópria para o ambiente, sendo que outras pessoas estavam no local também vestindo camisa do mesmo tecido e não foram incomodadas, além da inexistência de placa informando a suposta proibição quanto ao vestuário.
Ao ser questionado, o funcionário chamou a administradora do condomínio, que acusou o estudante de agressão e inclusive acionou a Polícia Militar.
Márcio Flexa explicou que em nenhum momento o estudante estrangeiro foi agressivo. Surpreendido pala situação, ele apenas não encontrou palavras em português e começou a falar em francês, sua língua natal. O estudante é morador do condomínio há um ano e meio e o jornalista também reside lá. Ambos registraram um boletim de ocorrência policial.
Comentários