0

A governadora Ana Júlia Carepa e o secretário de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, reuniram hoje de manhã com o diretor de Engenharia da Eletrobras, Valter Cardeal, para ultimar as diretrizes da reunião que acontecerá em Belém com a presidência do grupo Celpa, quando será apresentado o volume de investimentos que a estatal empenhará à concessionária de energia, a fim de potencializar e incrementar o sistema de geração e distribuição de energia elétrica em todos os 143 municípios paraenses.

Já ficou acertado o lançamento da Sociedade de Propostas Específicas, responsável pela construção de 10% da UHE-Belo Monte, com reserva de igual percentual de energia elétrica para os autoprodutores locais.

O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu prevê reserva superior a 15% do valor total do projeto da hidrelétrica destinada às ações de compensação socioambientais – aproximadamente R$ 6 bilhões, a serem custeados pelo governo federal – para aplicar em obras de infraestrutura, e ainda nas áreas de saúde e educação, beneficiando a população do entorno de Belo Monte, como Altamira, Brasil Novo, Vitória do Xingu, Porto de Moz, Uruará, entre outros municípios.

Um pacto será celebrado entre empresas dos setores da siderurgia, metalurgia, cimento e extração de caulim, entre outras.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Secação total

Anterior

Sintomas de calote

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *