0
O Ministério da Saúde credenciou o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, da UFPA, para a cirurgia de Implante Coclear, a do “ouvido biônico”.  Com isso, o HUBFS passa a ser a única instituição pública da região Norte do País a fazer o procedimento por meio do SUS.
Fruto de três anos de insistentes pedidos da equipe multidisciplinar do Serviço de Otorrinolaringologia do Bettina, a autorização, via Portaria 4.065, de 17.12.2010, estabelece montante anual de R$ 1,1 milhão a ser incorporado ao teto financeiro de Média e Alta Complexidade do Estado do Pará e do Município de Belém.
O Implante Coclear é realizado em pacientes pós-linguais, isto é, que perderam a audição, mas aprenderam a falar e têm memória auditiva. Trata-se de dispositivo eletrônico que capta os sons e os transmite ao cérebro, por eletrodos.
Depois de um ano, o HUBFS poderá pleitear o aumento na realização das cirurgias junto ao MS. Há pelo menos 28 pessoas aguardando Implante Coclear no Estado.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Xingu/Tocantins-Araguaia

Anterior

Insegurança bancária

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *