0

Em sessão especial no Solar Barão de Guajará, sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, foi lavrado o Termo de Doação de peças ofertadas pela família Penna de Carvalho, descendente de João Baptista Penna de Carvalho, uma das personalidades ligadas a 06 de março de 1917, data que marca a reinstalação do Instituto. Foi articulador da doação o advogado, jornalista e escritor Walbert Monteiro, membro do IHGP-PA, da Academia Paraense de Jornalismo e da Academia Paraense de Letras, a quem a diretoria do Sodalício manifestou agradecimento

As peças doadas são duas telas de inegável valor histórico retratando Felipe Augusto de Carvalho, o Barão de Belém, sua esposa Ignez Benvinda da Silva Penna e mais um broche pertencente ao Barão. Os netos de João Baptista de Carvalho, Luís Alberto Penna de Carvalho, Maria Ruth Penna de Carvalho Lobato e seu esposo Raimundo Valentim Sampaio Lobato; e o tetraneto Felipe Augusto Penna de Carvalho, filho de Fernando Penna de Carvalho, bisneto de João Baptista Penna de Carvalho, representaram a família doadora e foram recebidos pela presidente do IHGP-PA, Anaíza Vergolino e Silva, que ressaltou a importância do resgate histórico, exemplo para incentivar novas doações no sentido do enriquecimento do acervo do Instituto.

Os membros da diretoria e das comissões de Geografia, História, Folclore e Especial de Patrimônio do IHGP-PA também prestigiaram o ato oficial. O professor doutor Aldrin Figueiredo, diretor de Museu, fez pronunciamento acentuando o significado do gesto da família. Após a cerimônia, foi servido um chá, organizado pela diretora de Relações Sociais do IHGP, Paula Andréa Caluff Rodrigues, com a colaboração de Aldrin Figueiredo.

Tela “A Cabanagem” restaurada pela Alepa

Anterior

Pocket show de Davi Benítez

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários