A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

IHGP-PA celebra cem anos de Eládio Lobato

O Instituto Histórico e Geográfico do Pará, presidido pela professora, escritora, antropóloga e historiadora Anaíza Vergolino, realiza nesta sexta-feira às 19h live em homenagem ao centenário de nascimento de Eládio Corrêa Lobato, escritor nascido no município de Igarapé-Miri, terceiro ocupante da Cadeira Nº 19 do IHGP-PA e que foi membro fundador da Academia Paraense de Jornalismo. O evento on line é aberto a todos, que poderão assistir aos relatos e memórias que serão expostos pelo professor Marinaldo Pantoja Pinheiro,  doutorando e mestre em Educação, filósofo e historiador, membro da Academia Miriense de Letras, e pela geógrafa especialista em Geomorfologia e escritora Maria das Graças Lobato Garcia, membro da Academia Paraense de Jornalismo e da Academia Paraense de Letras Interioranas, além de filha do homenageado.

A live será realizada através do canal do Youtube do IHGP, funcionando como mediador o Prof. Dr. Carlos Alexandre Leão Bordalo, mestre em Geografia e doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (NAEA/UFPA), membro do IHGP-PA e docente da Universidade Federal do Pará.

Instituição sediada em Belém do Pará no Solar do Barão do Guajará, com cento e vinte e um anos de existência, que tem como missão promover o estudo, estimular o desenvolvimento e fazer a difusão dos conhecimentos da História, da Geografia e áreas afins em diversos ramos, em todas as suas aplicações à vida social, política e econômica, em especial no que se refere ao Brasil e, particularmente, à Amazônia, o IHGP-PA promove regularmente sessões de Estudo e Memória em homenagem aos intelectuais que pertencem à galeria de homens e mulheres notáveis nos campos do conhecimento da História, da Geografia, da Antropologia, do Folclore e demais áreas afins.

O Instituto reverencia, especificamente, aqueles cuja data de nascimento celebra cem ou cento e cinquenta anos, e foram fundadores da instituição, patronos, fundadores de cadeiras e sócios do IHGP.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Participe da discussão

1 comentário

  1. Fordlandia, faz parte de um capítulo da história do Pará, portanto não deve ser esquecida e nem apagada, sob pena da perda de uma parte importante de nossa memória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *