Publicado em: 18 de outubro de 2014
Saiu hoje também a primeira pesquisa de segundo turno realizada pelo Ibope, encomendada pela TV Liberal. O resultado mostra Helder Barbalho (PMDB) com 48% das intenções de voto, tecnicamente empatado na disputa pelo governo do Pará com o governador Simão Jatene (PSDB), que tem 45%. Votos em branco ou nulos somam 3% do eleitorado e 4% estão indecisos. Quando se trata somente de votos válidos (excluindo os indecisos e o percentual de intenções de voto em branco ou nulo) o cenário fica assim: Helder 52% e Jatene 48%.
No levantamento do Ibope, as intenções de voto em Helder Barbalho são mais expressivas entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos (52%) e entre aqueles com renda mensal familiar de até um salário mínimo (55%). Já Simão Jatene tem mais simpatizantes com curso superior completo, segmento no qual atinge 58% das menções, e se destaca também entre entrevistados com mais de 55 anos e renda familiar mensal superior a dois salários mínimos (50% em cada grupo).
Na espontânea, quando não há apresentação dos nomes dos candidatos, Helder Barbalho é lembrado por 44%, e Simão Jatene por 41%. Brancos/nulos somam 4% e outros 11% não opinam a respeito. Segundo o Ibope, quanto à expectativa de vitória, independentemente de suas intenções de voto, 52% acreditam na vitória de Helder Barbalho, 38% creem que Simão Jatene será reeleito e 10% preferem não opinar a respeito.
O governo de Jatene é predominantemente avaliado como regular, no momento, com 43% (eram 36% da medição feita no final de setembro). Já sua avaliação positiva recua 5 p.p. em relação à pesquisa de setembro e tem agora 32% de ótimo e bom. Aqueles que avaliam negativamente sua administração representam 23% do eleitorado (eram 25% em setembro). Mais da metade (53%) aprova a administração de Jatene, enquanto 41% a desaprovam (não há variação significativa em relação ao levantamento de setembro).
No Pará, Dilma Rousseff tem 52% das intenções de voto para a Presidência da República, contra 41% de Aécio Neves, e 3% pretendem votar em branco ou anular o voto. Os indecisos representam 3% do eleitorado do Estado. Considerando apenas os votos válidos, Dilma aparece com 56% e Aécio com 44% das intenções de voto.
A pesquisa, registrada no TRE-PA sob o nº PA-00052/2014 e no TSE sob protocolo nº BR-001121/2014, foi realizada entre 14 e 16 de outubro de 2014, e entrevistados 812 eleitores. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança utilizado é de 95%.
Leiam os resultados na íntegra aqui.
Comentários