0

 Fotos: Sindicato dos Servidores Públicos de Oriximiná
A coisa está feia em Oriximiná. Todos os servidores públicos municipais estão em greve, desde ontem pela manhã, por causa do não pagamento de mais uma parcela de 6%, dos 18% combinados de reposição à categoria. É que o prefeito Luiz Gonzaga Viana(SDD) assinou um Termo de Ajustamento de Conduta perante o Ministério Público se comprometendo a pagar os 18% pedidos pelos servidores, em 3 parcelas de 6%, além de outras reivindicações, como melhoria na qualidade das condições de trabalho. A primeira parcela atrasou, mas saiu. Na segunda, o  prefeito argumentou que no TAC havia a condição que ele só pagaria se a arrecadação da prefeitura fosse de R$13 milhões por mês, que nesse mês fora de “apenas” R$12,60 milhões e que não podia pagar. E também não cumpriu os outros pedidos da categoria. Aí, o caldo entornou. Em assembléia geral, quarta-feira, foi decidida a greve. 

O Hospital Municipal também está paralisado. Os profissionais da área se queixam de que a situação é tão precária que são obrigados a fazer “vaquinha” para comprar comida para os pacientes e para os que ficam de plantão. A saúde é municipalizada, mas a prefeitura não investe, apenas encaminha os doentes para Santarém. E olhem que Oriximiná é município minerador e recebe royalties pela lavra de bauxita pela Mineração Rio do Norte, além do ISS pelas outras empresas instaladas em seu território.

Vejam nas fotos os protestos pelas ruas da cidade, exigindo que a prefeitura cumpra o acordo firmado com o sindicato da categoria pela melhoria no
serviço público municipal.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Hospital Regional de Castanhal

Anterior

Jornalismo e literatura na Feira do Livro

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *