A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

Fordlândia, a memória do sonho

Bom dia, amigos, terça-feira de força e luz para todos nós! E vamos que vamos, enfrentar e vencer os desafios postos! Na foto de Emi Okada Pereira, Fordlândia, a primeira cidade-empresa edificada na Amazônia, fundada por Henry Ford, o magnata norte-americano dono da Ford Motors e criador da linha de montagem industrial, nos anos 20. 

Na área de um milhão de hectares, em dezembro de 1928 os navios Laje Ormoc e Lake Farge depositaram todos os componentes necessários para estruturar o núcleo urbano, que chegou a ser o terceiro mais importante da Amazônia, com hospital, escolas, água encanada, moradias, cinema, luz elétrica, porto, oficinas mecânicas, depósitos, restaurantes, campo de futebol, igreja e hidrantes nas ruas.

O sonho acabou, Fordlândia faliu e foi comprada pelo governo brasileiro, em 1945. As ruínas são testemunhas da história.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *