Nesta sexta-feira (31), data de nascimento de Bruno de Menezes, a Casa da Linguagem será o palco da programação da Virada Literária, envolvendo performances literárias, exposição varal das ilustrações de Tadeu Lobato e Cláudia Cruz - que darão depoimentos sobre…

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei nº 93/2023, autorizando o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de até cem milhões…

A sessão da Asembleia Legislativa do Pará, hoje, foi inviabilizada pela ausência de dois terços dos deputados e deputadas. No horário destinado à discussão e votação de projetos, como só onze deputados estavam presentes no plenário, o presidente da Alepa,…

A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

Força-tarefa em Abaetetuba para atuar na situação de emergência

O governo do Pará montou uma força-tarefa em Abaetetuba com equipes do Corpo de Bombeiros, secretarias de Assistência, Obras, Saúde e Habitação, além das polícias civil e militar, a fim de garantir suporte médico, psicossocial, emissão de documentos, aluguel social e levantamento técnico de danos. O Estado também dará apoio para o diagnóstico e obras necessárias de infraestrutura para a orla da cidade. O governador Helder Barbalho foi vistoriar pessoalmente a área atingida, garantiu que a força-tarefa ficará enquanto for necessário e decretou situação de emergência municipal, para facilitar apoio do governo federal junto ao Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil. Cento e oito famílias que moravam nos bairros São João e São José ficaram desalojadas.

“Neste momento estamos fazendo o cadastramento de todas as famílias impactadas, o estudo do solo da área para dimensionar qual a totalidade do local atingido que não poderá ser ocupado por estar sob risco de novo deslocamento de terra. Em paralelo a isso, a garantia do aluguel social por parte do município”, afirmou o governador, acrescentando que o Corpo de Bombeiros está ofertando alimento, água e também kits de higiene. O Programa Recomeçar vai ajudar as pessoas que perderam eletrodomésticos e móveis. Helder declarou, ainda, que o Estado contactou a concessionária de energia elétrica para restabelecer o fornecimento de luz na ilha afetada com o tombamento de uma torre de energia durante o deslizamento de terra. Cerca de quatrocentas pessoas foram prejudicadas. 

A partir do laudo técnico da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Sedop), a Defesa Civil e a Prefeitura poderão tomar as providências necessárias junto a instituições parceiras como a Companhia Docas do Pará, Universidades, Conselho Regional de Engenharia. A Cohab também vai atuar ajudando na reconstrução no local ou, no caso de remanejamento, em parceria com a prefeitura. A prefeita Francinetti Carvalho disse que sua primeira medida foi isolar a área, afastar as pessoas do polígono de risco e acolher as famílias. As Secretarias de Assistência Social do município e do Estado estão cadastrando os desabrigados e oferecendo psicólogos para minimizar os danos emocionais. O ginásio esportivo, que fica na Av. Pedro Rodrigues, no centro da cidade, foi colocado à disposição das famílias desalojadas e serve base de apoio das ações estaduais e municipais. Para o local também podem ser encaminhadas doações, como roupas, alimentos e itens de higiene pessoal.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *