Do total de duzentos municípios brasileiros nos quais há a presença da mineração, dezesseis municípios do Pará que utilizam os recursos originados na atividade disputam o prêmio de reconhecimento em boa gestão. Trata-se da 2ª edição do "Prêmio Municípios Mineradores…

A Promotora de Justiça de Mosqueiro, Nayara Negrão, reuniu com o Grupo Vivencial de Mulheres Vítimas de Violência, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social do distrito, em etapa do Projeto P'ya Porã. Ela falou sobre os tipos de…

Nesta sexta-feira (31), data de nascimento de Bruno de Menezes, a Casa da Linguagem será o palco da programação da Virada Literária, envolvendo performances literárias, exposição varal das ilustrações de Tadeu Lobato e Cláudia Cruz - que darão depoimentos sobre…

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei nº 93/2023, autorizando o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de até cem milhões…

Sérgio Bastos lança “Belém tem disso”

No próximo dia 9 de março, das 17h30 às 21h30, o jornalista, publicitário e artista plástico Sérgio Bastos vai lançar o livro de aquarelas “Belém Tem Disso”, com 66 desenhos de cenas cotidianas da capital do Pará, envolvendo personagens e situações típicas e retratando a história, tradição e cultura popular amazônida paraura. A linda série que ele criou há décadas já acumula mais de quatrocentos desenhos. O jornalista Nélio Palheta prefaciou a obra, editada pela Paka Tatu, que será a anfitriã do evento.

Sérgio Bastos é carioca mas vive em Belém desde a infância. Começou a pintar aos 45 anos, em 2002. No ano seguinte, fez a sua primeira exposição individual, voltada a placas de propaganda popular. Ainda em 2003, expôs pinturas e desenhos tendo o açaí como tema, e participou de duas exposições coletivas. Ilustrou também dois livros infantis, “Aranha para os mais Íntimos” e “A festa no espaço”, de Linda Ribeiro. Tem obras em coleções particulares e nos acervos da Elf Galeria, galeria de arte do Centro Cultural Brasil – Estados Unidos; galeria do Laboratório da Beneficência Portuguesa em Belém e na OAB-PA.

A paixão pelo desenho o levou ao primeiro emprego, como ilustrador do jornal O Estado do Pará, em 1976. Dois anos depois foi para O Liberal, onde ficou por oito anos. Aos 29 anos, deixou o jornalismo e passou a trabalhar como Diretor de Arte na Griffo Comunicação e em agências de propaganda de Recife, Fortaleza, São Luís e São Paulo.

Depois de quase dezoito anos se dedicando apenas ao jornalismo e ao design gráfico, voltou a desenhar, criando a coluna Belém Tem Disso, publicada em O Liberal a partir de 2004, retratando a cidade e seus habitantes. A coluna, que durou dez anos, deu origem a três publicações e uma série de animação para televisão. Ainda para a TV, produziu outra série de animação, sobre ecologia, intitulada Contos da Amazônia. Sérgio também retratou os rios, na série de aquarelas Amazônia Líquida. Atualmente, é Gerente de Comunicação do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará – Sindifisco.

Contatos: Fátima Gonçalves, pelo (91) 99140 3782. Ou com o próprio autor: (91) 981230654.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Participe da discussão

1 comentário

  1. Para nós, apaixonados pela terrinha querida, é motivo de satisfação ter nosso cotidiano retratado pelas mãos de um artista carioca, cuja sensibilidade, permite valorizar nossa cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *