Embora o Quartel Tiradentes esteja localizado no coração do bairro do Reduto, sediando o 2º BPM e duas Companhias da Polícia Militar do Pará, os meliantes parecem desafiar abertamente os policiais. Os assaltos no bairro continuam muito frequentes, principalmente no…

Douglas da Costa Rodrigues Junior, estudante de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará e bolsista do Museu Paraense Emílio Goeldi, ganhou a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na área de Ciências Humanas…

O Ministério Público do Trabalho PA-AP abrirá na segunda-feira inscrições para Estágio de Nível Superior. A seleção será destinada ao preenchimento de vagas e formação do quadro de reserva de estagiários dos cursos de Administração/Gestão Pública, Biblioteconomia, Direito, Jornalismo, Publicidade/Propaganda…

Hoje, dia 23 de julho de 2021 às 19h, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará realizada a nona “Live em Memória” da programação alusiva aos 121 anos do Silogeu, desta vez em homenagem ao centenário de nascimento do Almirante…

Fobódromo

Em Óbidos, a folia arrasta multidões pelas ruas da cidade histórica. Mascarados Fobós e palhaços revivem antigos carnavais. Hoje, tem arrastão do bloco Chupa Osso e, amanhã, é a vez da Unidos do Morro.

O carnaval obidense tem suas raízes no século XVIII, no ‘Entrudo‘, espécie de desafio travado entre famílias tradicionais de Portugal. Todo fim de tarde, aos domingos, os Mascarados Fobós levam em média 2,5 mil brincantes ao fobódromo, a Praça do Sesquicentenário, onde são recebidos por grande plateia.

Os Fobós brincam vestidos com Dominó, um macacão de chita, largo e colorido, capacete feito em papel de saco de cimento e papel de seda em cores diversas, além de máscara artesanal, apito, bexiga, pó de arroz ou amido de milho. Nem os policiais escapam do polvilho na cara!

Nas segundas-feiras, o bloco de sujo com o sugestivo nome Pai da Pinga reúne apreciadores de cachaça no bar do Cachorrão (não me perguntem o porquê do nome), no bairro de Santa Terezinha, de onde saem fazendo a folia pelas ruas da cidade, exibindo faixas de protesto.

Amanhã, é a vez da Unidos do Morro fazer a festa na segunda-feira gorda.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *