Evellyn Vitória Souza Freitas nasceu no chão do banheiro do Hospital Municipal de Portel, município do arquipélago do Marajó (PA), no dia 28 de julho de 2021, por volta das 8h da manhã, prematura de 28 semanas e dois dias, pesando 1Kg e 39…

Vanete Oliveira, a jovem marajoara de 28 anos e mãe de cinco filhos que sofre há catorze anos com um tumor enorme em um dos olhos, que lhe cobre quase a metade da face, já está internada no Hospital Ophir…

Equipes da Divisão de Homicídios e da Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos estavam monitorando há um mês o grupo criminoso que planejava roubar em torno de R$ 1 milhão no caixa eletrônico do Banpará localizado dentro do Hospital…

Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

Flotas Trombetas e de Faro na CCJ

Está na pauta da reunião de amanhã da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Raimundo Santos, o projeto de lei nº 04/2017, de iniciativa do Poder Executivo, que altera os limites das Florestas Estaduais de Faro e do Trombetas, desafeta as áreas de uso das comunidades quilombolas de Cachoeiras e de Ariramba e dá outras providências. O relator, deputado Miro Sanova, deu parecer favorável.

Localizada na Calha Norte do rio Amazonas, a Flota do Trombetas ocupa 3,2 milhões de hectares e abriga milhares de animais e plantas. Muitos deles só existem nessa região, que abriga o maior bloco de Unidades de Conservação e Terras Indígenas do mundo. É cortada por extensos rios, como o Trombetas, Cachorro, Erepucuru e Cuminapanema. A principal atividade econômica praticada na Flota é a coleta da castanha-do-pará. Ao norte, faz limite com a Estação Ecológica do Grão-Pará; a oeste com a TI Trombetas-Mapuera; a leste, com a Flota do Paru e a TI Z’oé; e, ao sul, com a Reserva Biológica do Rio Trombetas, Terra Quilombola do Erepecuru e a Flota de Faro.

Já a Floresta de Faro abrange 613.868 hectares também é cortada por extensos rios, como Nhamundá e Mapuera. Ao norte, seus limites são com a Terra Indígena de Trombetas-Mapuera, com a comunidade Quilombola Cachoeira Porteira (Flota de Trombetas) e com a Rebio Trombetas; a oeste, com a TI Nhamundá-Mapuera; a leste, com a Terra Quilombola do Alto Trombetas e a Floresta Nacional Sacará-Taquera; e ao sul, com o município de Nhamundá, já no Estado do Amazonas. A partir do município de Faro, o início da Flota é marcado pelo Igarapé Floresta, enquanto o Igarapé Pirarara limita o extremo oeste do seu território.
Os gráficos são da Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Sustentabilidade.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *