0
Madre Joana dos Anjos”, do cineasta polonês Jerzy Kawalerowicz, é o destaque da próxima segunda-feira, dia 18, às 19h, no Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará(Nazaré, ao lado da Basílica). Rodado em 1961, o filme mostra um convento no século XVII que recebe a visita de um padre destinado a fazer exorcismo em uma freira possessa do demônio. Ao ver que a própria superiora e outras irmãs também apresentam sinais de histeria ou possessão, o padre se flagela tentando superar suas próprias hesitações eróticas.
Baseado em roteiro do próprio diretor, “Madre Joana dos Anjos”,  explica o crítico de cinema Marco Antônio Moreira, é inspirado no Processo de Loudon, caso real rotulado de histeria coletiva.
Kawalerowicz é um dos diretores mais premiados do cinema polonês. “Madre Joana dos Anjos” ganhou o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes. O filme foi proibido em vários países na época do seu lançamento, pelas fortes cenas de histeria/possessão, causando polêmica entre a crítica mundial. É um dos filmes de maior sucesso do Cineclube da Associação Paraense de Críticos de Cinema, parceira da programação.
Após a sessão, haverá debate entre o público e os críticos da Associação de Críticos de Cinema do Pará. Entrada franca. Informações: 4006-2947. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Manifesto ecumênico

Anterior

Puxirum amazônico

Próximo

Você pode gostar

Comentários