0
Agora vai. Será lançado no início da semana que vem o edital de licitação para o Governo do Pará contratar uma lancha rápida destinada a fazer o transporte de passageiros de Belém aos municípios de Soure e Salvaterra, no arquipélago do Marajó. A Arcon está ultimando as providências. A embarcação será em modelo catamarã e deverá ter no mínimo 150 lugares. 

E amanhã o o governador Simão Jatene inaugura o novo Terminal Hidroviário do Porto de Belém “Luiz Rebelo Neto”, no galpão 9 da Cia. Docas do Pará, com capacidade para atender 60 mil usuários por mês. Foram investidos R$ 19 milhões, pelos cuidados necessários em manter a estrutura do prédio centenário, em zona tombada como Patrimônio Histórico.

A área construída total tem 4,8 mil metros quadrados, em dois pavimentos. No térreo funcionará o terminal propriamente dito, com os guichês de passagem, salas de embarque e desembarque, lojas de conveniência, farmácias, praça de alimentação, duas lanchonetes e dois flutuantes com rampas cobertas articuladas e passarela retrátil – um para o embarque e outro para o desembarque de passageiros –, além de polícia turística e posto de informações.

No segundo andar ficarão os escritórios das agências Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os Ministérios do Trabalho e da Agricultura, Receita Federal e Polícia Federal, com cela de custódia e sala de armas, além de postos do Pro Paz e do Juizado da Infância e da Adolescência. 
Detalhe importante: há um estacionamento para 90 veículos, em terreno localizado em frente, com acesso pela Tv. Rui Barbosa.
Os equipamentos de segurança incluem  controle de raios-X e scanner para bagagens, além de vigilância com câmeras. Sistema de som e  telas vão anunciar os horários de chegada e saída de embarcações. A  internet sem fio tem sinal wi-fi do Navegapará.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Estudos em Direito da Moda

Anterior

Transporte fluvial urgente!

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *