0

Na manhã desta quarta-feira, 4, em Brasília, a cerimônia de posse do governador do Pará, Helder Barbalho, como presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal foi prestigiada pelos ministros Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional; e Jader Filho, das Cidades; pelo governador do Amapá, Clécio Luís; o presidente da Alepa; deputado Chicão, com sua família e assessores; o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; o senador eleito Beto Faro, prefeitas, prefeitos e parlamentares federais e estaduais do Pará. Helder foi eleito para o cargo à unanimidade, no último dia 19 dezembro.

Trata-se de autarquia formada pelos nove estados amazônicos, que ocupam 59% do território brasileiro, área povoada por cerca de trinta milhões de pessoas: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A intenção é ser referência global na articulação, estratégia e governança a fim de tornar a Amazônia Legal região competitiva, integrada e sustentável até 2030.

Helder Barbalho (MDB) ficará à frente do colegiado durante o ano de 2023, em substituição ao ex-governador do Amapá, Waldez Góes (PDT). O novo presidente do Consórcio Amazônia Legal destacou que vai atuar pela união e o fortalecimento entre os estados amazônicos, valorizando pautas comuns e estratégicas. “O objetivo é alavancar cada vez mais a nossa região para o protagonismo na compatibilidade e conciliação do desenvolvimento sustentável com o social, para que possamos fortalecer a biodiversidade e todas as oportunidades advindas da floresta em pé, a bioeconomia, transformando floresta em commodity e, consequentemente, em um novo ativo econômico de geração de emprego e renda”.

A primeira agenda será um encontro no final do dia com o ministro das Relações Exteriores, chanceler Mauro Vieira, para reafirmar o compromisso do Consórcio Amazônia Legal em sediar uma edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP). “Estarei com o ministro para formalizar o desejo de que a Amazônia sedie a COP 30 em 2025”, adiantou. Helder Barbalho destacou a conquista do Consórcio nos últimos anos, principalmente na COP 27, realizada no Egito. Ele afirmou que a Amazônia Legal atingiu um patamar histórico, que precisa ser mantido e ampliado.

“Vamos, cada vez mais, provocar o mundo para discutir a Amazônia a partir da ótica dos brasileiros e dos amazônidas. Particularmente, provocar as Nações Unidas a trazer o maior evento do mundo de discussão sobre o clima, que é a COP, para discutir in loco o conhecimento nossa realidade com riquezas, biomas e também nossos desafios sociais, e com isso construir um futuro que concilie pessoas e floresta”, enfatizou.

O prefeito Edmilson Rodrigues salientou, durante a solenidade, a relevância do CAL para a defesa conjunta das demandas amazônicas, o diálogo com o governo federal e parceiros internacionais, além da recuperação do pacto federativo. “O consórcio de governadores é um instrumento importante para as tarefas de preservação de nossas florestas e para o desenvolvimento de políticas públicas integradas”. Ele ressaltou, ainda, que apoia “toda iniciativa que possa oferecer recursos para solucionar os graves problemas de nossa Belém”.

Empregado da BBF baleado e queimado durante invasão

Anterior

Eu vi Pelé jogar

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários