Vejam que interessante: o
parauara Celson Henrique Sousa Gomes, professor, violinista e ex-spalla da Orquestra Sinfônica
do Theatro da Paz, atualmente diretor geral do Instituto de Ciências da
Arte, vinculado à UFPA, que funciona na Praça da República, em Belém, obteve
o título de Doutor em Música, Área de Concentração: Educação Musical, em 2009,
na Universidade Federal do Rio Grande
do Sul. Na época, submeteu a tese “Educação musical
na família: as lógicas do invisível”, como
requisito parcial para obtenção do título.
parauara Celson Henrique Sousa Gomes, professor, violinista e ex-spalla da Orquestra Sinfônica
do Theatro da Paz, atualmente diretor geral do Instituto de Ciências da
Arte, vinculado à UFPA, que funciona na Praça da República, em Belém, obteve
o título de Doutor em Música, Área de Concentração: Educação Musical, em 2009,
na Universidade Federal do Rio Grande
do Sul. Na época, submeteu a tese “Educação musical
na família: as lógicas do invisível”, como
requisito parcial para obtenção do título.
O estudo versa sobre a aprendizagem musical da
família Fonseca, originária de Santarém, ao longo de quatro gerações,
compreendendo um século. Tomando em consideração pressupostos sociológicos, considera
um contexto de interações e de aprendizagens múltiplas, tais como o projeto dos
pais, as expectativas e oportunidades, assim como suas relações com a tradição
cultural e a dinâmica de mudanças sociais vividas pela família, relacionados
com valores, heranças, particularidades e especificidades da produção musical
familiar, compondo, arranjando, registrando, catalogando e escrevendo música e
sobre música, produção essa relacionada, também, com a vida em sociedade mais
ampla, apontando para a importância da prática musical na sociabilização
familiar e social.
família Fonseca, originária de Santarém, ao longo de quatro gerações,
compreendendo um século. Tomando em consideração pressupostos sociológicos, considera
um contexto de interações e de aprendizagens múltiplas, tais como o projeto dos
pais, as expectativas e oportunidades, assim como suas relações com a tradição
cultural e a dinâmica de mudanças sociais vividas pela família, relacionados
com valores, heranças, particularidades e especificidades da produção musical
familiar, compondo, arranjando, registrando, catalogando e escrevendo música e
sobre música, produção essa relacionada, também, com a vida em sociedade mais
ampla, apontando para a importância da prática musical na sociabilização
familiar e social.
O desembargador Vicente Malheiros da Fonseca faz
referência à tese no seu livro “A
Vida e a Obra de Wilson Fonseca (Maestro Isoca)“, nas páginas 60/61. Confiram
a tese aqui.
referência à tese no seu livro “A
Vida e a Obra de Wilson Fonseca (Maestro Isoca)“, nas páginas 60/61. Confiram
a tese aqui.
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