O magistrado, professor, escritor e jornalista Luiz Ernane Ferreira Ribeiro Malato, membro da Academia Paraense de Letras e da Academia Paraense de Jornalismo, tomou posse no cargo honorário de Cônsul da República Tcheca, o primeiro no Pará. A cerimônia foi…

Doutora em Ecologia pela University of Stirling, Escócia (1996), pesquisadora titular do Museu Paraense Emílio Goeldi, do qual foi diretora-geral (2005-2009), ex-presidente do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação-EBC e presidente do Conselho de Administração do Instituto de Desenvolvimento…

O Brasil tem 1,3 milhão de advogad@s e segundo a OAB deve ultrapassar a marca de 2 milhões em 2023. Além disso, o país tem a maior proporção de advogad@s por habitante, um (a) para cada 170 habitantes. Esse crescimento…

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, vai inaugurar na terça-feira, 6, a partir das 10h, o Teatro Popular Nazareno Tourinho, no bairro da Cidade Velha, em um prédio que estava abandonado há anos, conhecido como “Casa Amarela”, que estava sem…

Educação contextualizada

Será que os livros aplicados atualmente pelas escolas brasileiras geram interesse nos estudantes? Muitos utilizam métodos que não primam pelo fomento à criatividade e ao senso crítico de crianças e adolescentes, fazem abordagem repetitiva e exigem dos alunos respostas homogeneizadas, sem considerar suas especificidades, cultura e a realidade onde vivem. O Dia Nacional do Livro Didático, na próxima sexta, é uma boa hora para retomar esse debate.

Nossos meninos e meninas não se vêem refletidos nas páginas dos livros, que quase nunca levam em consideração a biodiversidade, a vivência, história e cultura do povo amazônida. Os livros didáticos têm que refletir o contexto onde a criança está inserida. Não pode existir um livro no Pará que fale de neve no inverno, por exemplo. A realidade da região precisa ser tematizada e a contextualização dos conteúdos deve ser o ponto de partida.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *