O bispo emérito do Xingu, Dom Erwin Kräutler, sofreu uma embolia pulmonar e está hospitalizado em sua terra natal, na Áustria, onde passava alguns dias de férias com a família. Dom Erwin é presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) e ex-presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), e foi figura fundamental no Sínodo da Amazônia. Indicado pelo Papa Francisco, é um dos treze membros do Conselho Pós-Sinodal, que tem o papel de monitorar a aplicação das resoluções do encontro. Há 57 anos o sacerdote escolheu o Brasil como lar (naturalizou-se brasileiro em 1978, no auge da ditadura militar, e lutou com muita coragem em favor das liberdades democráticas) – 34 anos como bispo do Xingu.
Defensor dos direitos humanos, dos povos indígenas e da Amazônia, Dom Erwin é personalidade respeitada e admirada em todo o mundo. Polêmico, propôs que a igreja católica admita pessoas casadas de virtude comprovada ao sacerdócio, esclarecendo preferir o termo “pessoas” porque é “menos específico em termos de gênero”. Por conta disso foi duramente atacado por bispos conservadores. Ele observou que mulheres casadas e comprometidas presidem muitas comunidades católicas indígenas na Prelazia Territorial do Xingu. Essas mulheres não só celebram a Liturgia da Palavra aos domingos, como também batizam, preparam as pessoas para o batismo e a confirmação, e visitam os doentes.
“Por que não seria possível ordenar essas mulheres? Mas não apenas em casos excepcionais em que haja falta de padres. As mulheres não são tapa-buracos quando não há homens suficientes por perto!”, alfinetou o bispo, aduzindo que “o argumento de que não havia mulheres presentes na Última Ceia é simplesmente pouco convincente. Se isso fosse tão decisivo, as mulheres nem sequer poderiam receber a Eucaristia”.
Dom Erwin é secretário da Comissão Nacional para a Amazônia, presidida pelo cardeal Dom Cláudio Hummes (ex-arcebispo de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero, no Vaticano), e recebeu o prêmio Right Livelihood Award (Prêmio Nobel Alternativo) por sua dedicação aos povos indígenas e à Amazônia.
Saúde e vida longa para Dom Erwin Kräutler!
Comentários