Mais de 1.600 pessoas aguardam na fila de espera por um transplante de órgão ou tecido no Pará, segundo a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado. Para conscientizar a população sobre a importância deste tipo de doação, o Hospital Ofir Loyola promove amanhã uma campanha visando aumentar o número de doadores.
Hoje teve caminhada, com saída na Escadinha, ao lado da Estação das Docas, que contou com a presença de transplantados, pessoas que aguardam por transplantes e familiares de pacientes. Amanhã, serão cadastrados doadores voluntários no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, campanha em parceria com o Hemopa, de 08 às 16h.
A campanha visa reduzir a lista de espera e minimizar o sofrimento de quem aguarda por um transplante. Dados divulgados em 2009 pelo Ministério da Saúde apontam mais de 60 mil pessoas no Brasil esperando pelo transplante.
O HOL é o único hospital autorizado pelo Ministério da Saúde a realizar na região Norte do Brasil, pelo SUS, transplantes de rim e córnea e promover a captação de múltiplos órgãos. A instituição também está credenciada a fazer em breve transplantes de medula óssea e fígado.
Em 1999, o hospital fez o primeiro transplante de rim. Desde então, já foram realizados 320 procedimentos cirúrgicos deste tipo. Já os transplantes de córnea são realizados desde 2008 no HOL, com 106 pessoas atendidas.
Comentários