0
As atividades musicais da família Fonseca de Santarém (PA) – integrada pelos compositores José Agostinho da Fonseca (1886-1945), Wilson Fonseca, o maestro Isoca (1912-2002), Vicente Fonseca (1948-) e seus descendentes – inspiraram o Professor Celson Henrique Sousa Gomes, ex-diretor da Escola de Música da UFPA, na elaboração de sua tese de Doutorado em Música “Educação Musical na Família: As Lógicas do Invisível“, cuja defesa será no dia 27 de março, na UFRGS, em Porto Alegre(RS).

A pesquisa esmiuça a dinâmica de produção/reprodução e os processos de transmissão/aprendizagem musical vividos pela família Fonseca ao longo de quatro gerações, durante quase um século. A partir de pressupostos sociológicos, a tese considera que essa formação musical está imbricada em um contexto de interações e aprendizagens múltiplas. A análise dos dados busca compreender questões educativas subjacentes a essas interações, tais como o projeto educativo dos pais, as expectativas e oportunidades de aprendizagem e de formação musical, assim como suas relações com a tradição cultural e a dinâmica de mudanças sociais vividas pela família ao longo de sua existência. A partir das referências de Bourdieu, Gayet, Lahire, Setton e Singly, e utilizando como metodologia a História Oral, o doutorando constata a influência decisiva de suas próprias trajetórias familiares, valores, heranças, particularidades e especificidades na produção musical familiar, compondo, arranjando, registrando, catalogando e escrevendo música e sobre música, produção essa relacionada, também, com a vida em sociedade mais ampla, apontando para a importância da prática musical na sociabilização familiar e social. E que essa dinâmica de aprendizagem musical familiar vem, também, acompanhando e adaptando-se às mudanças socioculturais.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Passeio ecológico

Anterior

Sefagate

Próximo

Você pode gostar

Comentários