A sessão da Asembleia Legislativa do Pará, hoje, foi inviabilizada pela ausência de dois terços dos deputados e deputadas. No horário destinado à discussão e votação de projetos, como só onze deputados estavam presentes no plenário, o presidente da Alepa,…

A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

O seccionamento dos leitos das PA-252 (entre Acará e Moju), PA-150 (entre Goianésia do Pará e Tailândia) e PA-481 (Barcarena), em razão das fortes chuvas e da cheia de rios próximos, que romperam os bueiros, partindo o asfalto completamente nesses…

O prefeito Edmilson Rodrigues está fazendo uma mini reforma administrativa. Depois da nomeação da ex-deputada e educadora Araceli Lemos para a Secretaria Municipal de Educação, ele nomeou Inês Silveira, que chefiava o Cerimonial do Gabinete do Prefeito, para a presidência…

Dinheiro útil

Acreditem: o Pará vai transformar dinheiro em adubo orgânico.

Calma! Trata-se de experiência de preservação ambiental inédita no Brasil e no mundo, que começa a ser desenvolvida em Belém, a partir de amanhã, às 17h, no Centro Integrado de Governo, quando será assinado o convênio de cooperação técnica e financeira entre Banco Central, Governo do Estado e Universidade Federal Rural da Amazônia, destinando R$ 100 mil para a implantação do projeto “Utilização de Cédulas Trituradas na Produção de Composto Orgânico”.

11 toneladas de papel moeda retiradas de circulação na região Norte produzirão 10 toneladas de adubo orgânico que serão distribuídas para 20 pequenos produtores da Região Metropolitana. O Banco Central, que tritura 1 milhão e meio de quilos de papel moeda por ano, pretende usar o projeto piloto como modelo para todo o País.

O projeto foi desenvolvido e será coordenado pelo professor Carlos Augusto Cordeiro Costa, engenheiro agrônomo com mestrado em Química e doutorado em Engenharia, diretor do Laboratório de Húmus e Ecologia Química da Ufra, que comprovou a eficácia do uso do papel moeda na produção de adubo.

O composto orgânico, com 20% de papel moeda triturado em sua composição, é mais saudável para a população do que os adubos químicos que provocam intoxicações, Além do mais, o reaproveitamento das cédulas diminuirá os gastos para o pequeno produtor.

O convênio terá vigência até 30 de noembro de 2012. Os recursos serão liberados de acordo com o cronograma de desembolso e o plano de trabalho do projeto que será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado Desenvolvimento Ciência e Tecnologia (Sedect) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa).

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *