0
 

 

 

Hoje é o 67º aniversário da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU e o Dia Mundial pelos Direitos Humanos. Para celebrar a data, em sessão solene, a Alepa, presidida pelo deputado Márcio Miranda, fez a outorga da Medalha de Direitos Humanos Paulo Frota a personalidades e entidades que se destacam na defesa dos direitos humanos e de cidadania. A iniciativa foi do deputado Carlos Bordalo, presidente da Comissão Permanente dos Direitos Humanos.


No rol dos homenageados figuram 11 promotores de justiça, entre os quais Armando Brasil Teixeira, do MP Militar, Frederico Augusto de Morais Freire e Regina Luiza Taveira da Silva, ambos com atuação em Abaetetuba, Maria da Penha Buchacra de Araújo, membro do Conselho Estadual de Justiça e Direitos Humanos do MPE-PA, Fábia de Melo-Fournier, coordenadora do GT Conflitos Agrários e Fundiários no Pará. Outros agraciados são o jornalista Dilson Pimentel, a secretária de Estado Izabela Jatene, o juiz Elder Lisboa, a advogada Juliana Fonteles de Lima e o Sr. Marciel Saraiva de Almeida. Entre as instituições, o Conselho Regional de Psicologia, representado pela psicóloga Jureuda Guerra; a Comissão da Verdade do Pará, representada pelo advogado Egydio Salles Filho; a Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA, representada pela advogada Luanna Tomaz; a Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte II, representada pela jornalista e advogada Franssinete Florenzano; o Cedeca-Emaús, representado pela advogada Ana Celina Hamoy; a SDDH, representada por Elizete Veiga Maia; o Coletivo Tela Firme, representado por Francisco Batista; o Comitê de Erradicação do Trabalho Escravo, representado pelo secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Michel Durans; a Amatra VIII, representada pela juíza do Trabalho Claudine Rodrigues; o Movimento Reage Abaetetuba, representado por Manoel Raimundo Carvalho Moraes, a UCI Neonatal de Abaetetuba, representada pela prefeita Francinete Carvalho; o IFPA, representado pelo prof. André Moacir Lage Miranda; a Cáritas brasileira, representada por Keila Marães; e a Coordenadoria das Audiências de Custódia do TJE-PA, representada pela juíza Ana Angélica Abdulmassih Olegário.

Vejam a lista completa de agraciados aqui; a de entidades homenageadas aqui e o curriculum das personalidades aqui. as fotos são de Ozéas Santos.


Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Alepa discute melhorias para o TJE-PA

Anterior

Comenda Mérito Institucional do MP

Próximo

Você pode gostar

Comentários