0
 Aniversário da 11ª VTB
A 11ª Vara do Trabalho de Belém comemorou 21 anos de instalação no último dia 17. Criada pela Lei Nº 8.432/1992, foi instalada em 10 de dezembro de 1993 e tem jurisdição nos municípios de Belém, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Salvaterra e Soure. A titular é a juíza do Georgia Lima Pitman e nela atua também a juíza substituta Elinay Almeida Ferreira de Melo, desde 2011. As servidoras Dilma Leite, Ester Barros e Aída Brito, que trabalham lá desde sempre, destacam a harmonia que existe na Vara, que consideram seu “segundo lar”. Na comemoração, além dos servidores e magistrados atuantes na 11ª VTB, estiveram presentes também a servidora aposentada Maria Lúcia Cordovil Pinheiro e o ex-estagiário voluntário Valdenor Edinaldo Monteiro Brito Junior, filho da servidora Aída, que já está formado e agora advoga na Justiça do Trabalho.
Juiz Antonio Oldemar Coêlho
Já a 14ª Vara do Trabalho de Belém completou 20 anos de funcionamento. Criada pela Lei nº 8.432 de 11/06/1992 e instalada em 05 de dezembro de 1994, tem jurisdição também em Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Salvaterra e Soure, assim como as demais Varas da capital. O titular é o juiz Antonio Oldemar Coêlho dos Santos, há 14 anos.
Na Vara há servidores que acompanham sua história desde o início, como a técnica judiciária Eneida Oliveira e o calculista Pedro Costa, e todos se consideram uma família. Entre os processos interessantes e polêmicos mais lembrados figuram o caso “do sindicato contra a Liberal, que levou 38 volumes” e  outro “dos elevadores do SUS, que levou cerca de dois anos apenas na fase de instrução, de conhecimento”, e ainda o dos radialistas contra a Funtelpa, com mais de 400 reclamantes, muito trabalhoso. “Outro caso interessante foi um contra o Banco do Brasil, um processo turbulento que infelizmente terminou de forma trágica, com a morte do reclamante”, lembram os funcionários. 
Juíza Vanilza Malcher na sala de audiências
E o clima natalino invadiu a 2ª Vara do Trabalho de Belém. Vencedora por dois anos consecutivos do Concurso Faça Bonito neste Natal, em 2012 e 2013, este ano a Vara foi decorada com o tema “2ª Vara do Trabalho em Neve” e chamou a atenção dos jurisdicionados e advogados, que não resistiam e pediam para tirar fotos.  É que até o Papai Noel acompanhava as audiências, sentado ao lado da magistrada, e interagia com as partes, tentando ajudar na conciliação. Com o clima natalino as animosidades tendem a diminuir, fica tudo mais tranquilo, as pessoas tendem a refletir mais e a conciliação é sempre o melhor caminho, onde todo mundo ganha, acredita Yanã Bentes, ex-estagiário da 2ª VT, que faz o papel do “bom velhinho” pelo terceiro ano seguido, e adora, porque a Justiça do Trabalho sempre recebe crianças que acompanham os pais e ficam encantadas com o Papai Noel. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Alepa funciona no recesso

Anterior

Helder será ministro da Pesca

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *