
FOTO: OZEAS SANTOS
Conselheiros tutelares de quarenta municípios foram hoje à Assembleia Legislativa do Pará, de pires na mão. O presidente, deputado Márcio Miranda, suspendeu a sessão ordinária para recebê-los no auditório João Batista, acompanhado pelos deputados Renato Ogawa, Fernando Coimbra, Miro Sanova, Carlos Bordalo, Antônio Tonheiro, Aírton Faleiro, Hilton Aguiar, Lélio Costa, Gesmar Costa e Pastor Divino. Os conselheiros expuseram as suas necessidades e saíram de lá confortados com o compromisso de uma emenda coletiva destinada à aquisição de carros populares, que serão utilizados no atendimento às demandas de crianças e adolescentes em situação de risco no interior do Estado, inclusive situações de resgate, o que vem sendo feito em bicicletas ou à pé.
Em todo o Pará há cerca de 170 conselhos tutelares em funcionamento; contudo, pelo menos 100 não dispõem de infraestrutura para que os conselheiros trabalhem.
A responsabilidade é das prefeituras municipais, mas a maioria vive em penúria.
A responsabilidade é das prefeituras municipais, mas a maioria vive em penúria.
Márcio Miranda explicou aos conselheiros que cada deputado tem uma cota de R$ 1,5 milhão para apresentar emendas ao orçamento do governo do Estado e que, embora a maioria já não tenha recursos disponíveis, será feito um esforço coletivo para incluir essa emenda, comprar alguns veículos ainda neste ano e garantir o que faltar no início do ano que vem.