0
Compartilhamento

Fruto da tese de doutorado do publicitário Diego Borges, o projeto “Conecta da Paz” está proporcionando aos jovens da periferia experiências com o universo dos animes, mangás e videogames nas Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém do Pará. A programação inclui concursos de cosplayers, torneio de RPG, jogos clássicos de videogame, justdance e feira de produtos da cultura geek.

 O circuito começou na UsiPaz Padre Bruno Sechi, no Benguí. De lá, o projeto vem percorrendo todas as Usinas da RMB. Diego coordena o projeto e confirma sua tese de que o universo geek influencia a cultura das periferias. Ele conta que o evento surgiu depois que seu coletivo ganhou o Prêmio Aceleradora de Comunidade do Facebook. Em seguida o projeto obteve patrocínio através da lei Semear, da Fundação Cultural do Pará. Depois recebeu convite da Secretaria de Estado de Turismo para participar da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, e então teve a ideia de expandir para os interiores, mobilizando as comunidades e trabalhando com processo de descentralização da cultura geek. Assim chegou às Usinas da Paz.

O Conecta da Paz acolhe várias manifestações culturais, desde feira de empreendedores a atrações musicais, sempre fomentando o artista paraense autoral, porque a ideia é divulgar esse material. Também há uma sala de escritor, entre outras iniciativas a fim de estimular quem está produzindo e tentando viver de cultura pop e nerd no Pará. “O projeto acontece todo sábado, circulando entre as sete UsiPaz da Região Metropolitana (Belém, Ananindeua e Marituba), de modo a apresentar esse universo às comunidades, abrindo um leque de opções de atividades culturais e de lazer aos jovens. A realização é uma parceria do organizador com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania”, explica o secretário de Estado Igor Normando, titular da Seac.

Carnaval e Cinema

Anterior

Oriximiná em estado de calamidade pública

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *