A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

O seccionamento dos leitos das PA-252 (entre Acará e Moju), PA-150 (entre Goianésia do Pará e Tailândia) e PA-481 (Barcarena), em razão das fortes chuvas e da cheia de rios próximos, que romperam os bueiros, partindo o asfalto completamente nesses…

O prefeito Edmilson Rodrigues está fazendo uma mini reforma administrativa. Depois da nomeação da ex-deputada e educadora Araceli Lemos para a Secretaria Municipal de Educação, ele nomeou Inês Silveira, que chefiava o Cerimonial do Gabinete do Prefeito, para a presidência…

Pesquisa de intenções de votos para prefeito de Terra Santa(PA), feita pela Destak, aponta que Siqueira Fonseca lidera com 38% das intenções de voto, seguido por Jaciara com 33%, na estimulada. Na espontânea, ele também está na frente, com 19%.…

Conecta da Paz faz circuito na Região Metropolitana de Belém

Fruto da tese de doutorado do publicitário Diego Borges, o projeto “Conecta da Paz” está proporcionando aos jovens da periferia experiências com o universo dos animes, mangás e videogames nas Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém do Pará. A programação inclui concursos de cosplayers, torneio de RPG, jogos clássicos de videogame, justdance e feira de produtos da cultura geek.

 O circuito começou na UsiPaz Padre Bruno Sechi, no Benguí. De lá, o projeto vem percorrendo todas as Usinas da RMB. Diego coordena o projeto e confirma sua tese de que o universo geek influencia a cultura das periferias. Ele conta que o evento surgiu depois que seu coletivo ganhou o Prêmio Aceleradora de Comunidade do Facebook. Em seguida o projeto obteve patrocínio através da lei Semear, da Fundação Cultural do Pará. Depois recebeu convite da Secretaria de Estado de Turismo para participar da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, e então teve a ideia de expandir para os interiores, mobilizando as comunidades e trabalhando com processo de descentralização da cultura geek. Assim chegou às Usinas da Paz.

O Conecta da Paz acolhe várias manifestações culturais, desde feira de empreendedores a atrações musicais, sempre fomentando o artista paraense autoral, porque a ideia é divulgar esse material. Também há uma sala de escritor, entre outras iniciativas a fim de estimular quem está produzindo e tentando viver de cultura pop e nerd no Pará. “O projeto acontece todo sábado, circulando entre as sete UsiPaz da Região Metropolitana (Belém, Ananindeua e Marituba), de modo a apresentar esse universo às comunidades, abrindo um leque de opções de atividades culturais e de lazer aos jovens. A realização é uma parceria do organizador com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania”, explica o secretário de Estado Igor Normando, titular da Seac.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *