Começou hoje (27) às 8h e segue até às 17h a votação nas prévias do PSDB para escolher seu candidato à Presidência da República. O resultado, se tudo correr bem, deve ser anunciado às 20h. O partido passou a semana…

Em uma aula prática da Faculdade de Medicina da Unifamaz, ontem, o professor Marcus Vinícius Henriques de Brito, visivelmente impaciente com a aluna que deveria demonstrar intubação em um boneco, questionou a falta de lubrificação prévia do paciente, ao que…

Na quarta-feira passada, dia 24, a audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, em Brasília, era para discutir a gravíssima situação na Terra Indígena Yanomami, mas o clima de enfrentamento entre bolsonaristas e lulistas inviabilizou…

O prefeito Edmilson Rodrigues anunciou que Belém tem condições de fazer o Carnaval 2022, após reunião hoje (25) à tarde com representantes das escolas de samba e blocos carnavalescos. Ele acredita que com mais de 80% de pessoas vacinadas contra…

Comandante do I Comar visitou o IHGP-PA

O Brigadeiro-do-Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, comandante do I COMAR (Comando Aéreo Regional), acompanhado por seu ajudante de ordens, Tenente Fatinatto, fez visita de cortesia ao Instituto Histórico e Geográfico do Pará, atendendo convite formulado por Walbert Monteiro, que é também membro da Academia Paraense de Letras e da Academia Paraense de Jornalismo.

A entidade, fundada há 121 anos e reconhecida de Utilidade Pública Estadual e Municipal, por leis aprovadas à unanimidade na Assembleia Legislativa e na Câmara de Belém, é sediada no Solar Barão do Guajará, que guarda relíquias da época do Brasil Imperial e também da República. A presidente do IHGP-PA, professora Anaíza Vergolino, recebeu a ilustre visita secundada pela diretoria do Sodalício – 1º Secretário Robson Wander Costa Lopes, 2ª Secretária Helena Dóris Barbosa e a diretora de Biblioteca, Lourdes Gonçalves Furtado -; pelo presidente da Comissão Especial de Defesa do Patrimônio de Belém, Elson Monteiro; Michelle de Queiroz e Franssinete Florenzano, presidente da Academia Paraense de Jornalismo.

 O Brigadeiro Maurício Medeiros conheceu as dependências da instituição e parte do seu rico acervo. A edificação, localizada na Rua do Aveiro (antiga Tomázia Perdigão), nº 62, no bairro da Cidade Velha, uma joia da arquitetura, erguida no início do século XIX em estilo neoclássico, é parte integrante do patrimônio histórico e arquitetônico de Belém, tombada em 1950 pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ícone do apogeu econômico e social parauara, na belle époque, guarda tesouros culturais de valor incalculável, e ainda hoje é um dos mais belos e imponentes prédios coloniais de Belém.

Domingos Antonio Raiol, o Barão do Guajará, aristocrata e monarquista ferrenho, que viu o seu pai ser morto pelo cabanos em Vigia, quando era criança, e escreveu Motins Políticos, obra clássica sobre a Cabanagem, herdou o prédio ao se casar com a sobrinha do Visconde de Arari. O Barão morreu nessa casa em 1912, aos 82 anos de idade e deixou uma biblioteca com títulos que remontam ao ano 1.700, inclusive documentos, cartas, mapas, pinturas e armas. Em 1942, o então prefeito de Belém, Abelardo Leão Conduru, adquiriu o Solar de um de seus herdeiros e com ele os móveis e a biblioteca. Um legado que o IHGP-PA preserva para as gerações futuras.

Primeira mulher presidente eleita em 121 anos do IHGP-PA, a gestão da presidente Anaíza Vergolino e do vice-presidente José Maia Bezerra Neto é marcada pela revitalização dos pilares fundamentais da instituição: o saneamento financeiro e resolução das pendências que impediam a captação de recursos para a entidade. A recomposição e reordenação do quadro social, preenchendo cadeiras vagas, a restauração dos acervos (a Sol Informática, em 2012, patrocinou a restauração de pequena parte do acervo mobiliário e a embaixada dos EUA a recuperação de parte dos acervos documental, iconográfico e fotográfico; emenda parlamentar do então deputado federal Edmilson Rodrigues foi destinada à recuperação de parte do telhado do Solar); e o lançamento dos prêmios Roberto Santos em História, Eidorfe Moreira em Geografia e Napoleão Figueiredo em Antropologia e Folclore, além da entrega do Prêmio Ignácio Moura a Walcyr Monteiro pelo conjunto de sua obra e, ainda, realização da semana de estudo com a participação do Dr. Arno Wegling, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil; intercâmbio cultural com o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal; e diplomação do Dr. Antônio Jorge Nunes, prefeito e presidente da Câmara Municipal de Bragança de Portugal, como sócio correspondente do IHGP-PA.

Reeleitos para o triênio 2014-2017, Anaíza Vergolino e José Maia Bezerra Neto elaboraram, de forma pioneira, um Plano de Metas indicando os estrangulamentos e potencialidades e elegeram ações prioritárias. Plenamente adaptado à modernidade digital, o Instituto não paralisou as atividades mesmo durante a pandemia e de forma virtual continua suas reuniões, sessões memoriais, conferências e solenidades públicas com foco na História, Geografia e Antropologia. Instiga o interesse pelas explorações geográficas e investigações históricas, arqueológicas e etnográficas; conserva e classifica documentos, livros, estudos, estampas, plantas, mapas, cartas e objetos relativos a esses ramos científicos, todos disponíveis para consulta em sua biblioteca, arquivo e museu. Mantém a Biblioteca José Veríssimo, o Acervo Palma Muniz, a Reserva Técnica e a Coleção Barão do Guajará.

Criada pelo IHGP-PA com a finalidade de adotar as providências em defesa do acervo histórico-cultural, a Comissão Especial de Defesa do Patrimônio Histórico de Belém tem estimulado a reflexão sobre esses bens culturais e a atuação institucional dos órgãos responsáveis pelas políticas públicas de preservação.

Ao final da visita o IHGP-PA foi presenteado com a moeda honrosa do I COMAR, recebida pela presidente, e Walbert Monteiro presenteou o comandante com seu novo livro, “Círio de Nazaré – Meu Olhar de Fé”.

A partir da ativação do Comando Aéreo Norte em abril deste ano, o Comando da Aeronáutica voltou a ter um representante nos estados do Pará, Maranhão e Amapá. O Brigadeiro Maurício Medeiros tem cumprido uma série de visitas institucionais, estreitando os laços com a sociedade civil e conquistando a todos com a sua simpatia e simplicidade.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *