0
Publicado: 4 de abril de 2025  

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou nesta última quarta-feira, 2 de abril, a consulta pública destinada à escolha dos nomes que irão compor a lista tríplice para a reitoria da instituição no quadriênio 2025–2029. A chapa 1, intitulada “Uepa de Todas as Vozes”, formada pelos professores Clay Chagas e Ilma Pastana, foi a mais votada no processo democrático, que mobilizou a comunidade acadêmica em todo o estado.

A votação ocorreu das 9h às 20h em Belém, nos 18 campi da Uepa e em mais de 50 municípios onde há oferta de cursos da universidade. Alunos, docentes e técnicos participaram do pleito, que é tradicionalmente realizado como parte do processo de escolha da nova administração.

Embora a consulta pública não tenha caráter decisório, seu resultado tem forte peso simbólico e político, sendo considerada essencial para a legitimação democrática da futura gestão. A definição oficial dos novos dirigentes da Uepa seguirá os trâmites institucionais: os nomes mais votados integrarão uma lista tríplice que será encaminhada ao Conselho Universitário (Consun) e, em seguida, ao governador do estado, responsável pela nomeação do reitor e vice.

Clay Chagas, que atualmente, exerce o cargo de reitor da Uepa, é geógrafo com Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2002) e doutor em Desenvolvimento Socioambiental pela mesma instituição (2010). Ele atua como professor no curso de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Uepa. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da UFPA e colaborador no Instituto de Ensino em Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará. Com forte atuação acadêmica e institucional, é sócio da Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e líder do Laboratório de Pesquisa e Análise em Geografia da Violência e do Crime. Sua trajetória é marcada por pesquisas nas áreas de gestão do território, criminalidade, homicídio e cartografia, com ênfase em segurança pública.

Ilma Pastana, que também ocupa o cargo para o qual foi reeleita pela comunidade acadêmica – o de vice-reitora da Uepa – é enfermeira, professora universitária e pesquisadora com sólida trajetória na área da saúde e da educação. Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Fundação Educacional do Estado do Pará (1989), é especialista em Enfermagem do Trabalho, Administração Hospitalar, Processos Educacionais na Saúde e mestre e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio pós-doutoral realizado na UNIRIO. Aposentada do Hospital Universitário João de Barros Barreto (UFPA), atua como Professora Adjunta I da Uepa, onde leciona disciplinas como Enfermagem Cirúrgica e Seminário de Pesquisa I. É orientadora dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) e em Ensino na Saúde na Amazônia (PPGESA), ambos da Uepa. Com experiência nas áreas de gestão em saúde, sistematização da assistência de enfermagem, controle de infecções e processamento de materiais, também tem uma longa trajetória em cargos de liderança acadêmica e institucional. Foi diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Uepa (2008–2016), vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional) entre 2016 e 2019, coordenadora da Comissão Regional de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU/Uepa) de 2019 a 2022 e, desde 2020, preside a ABEn-Pará.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Abaetetuba e Igarapé-Miri firmam acordos com o MPT para combater trabalho infantil

Anterior

Circuito Amazônico de Quadrinhos acontecerá em cinco capitais

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários