0

Nesta terça-feira (17), às 18h, o foyer do Theatro da Paz, em Belém, recebe os amantes da literatura e do teatro para o primeiro “Sarau Chuva de Poesia”, que terá como tema central o escritor Rodrigues Pinagé. Trata-se da primeira iniciativa do jornalista, dramaturgo e escritor Edyr Augusto Proença como diretor do Theatro da Paz. Defensor há décadas de alternativas para uso do teatro como espaço acolhedor em que artistas possam compartilhar suas criações e se conectar através das palavras, o sarau antecipa as novidades que a nova gestão pretende implantar no templo da cultura parauara.

“O foyer estava fechado para reparos e nós estamos reabrindo o espaço para a visitação e também para a poesia. Esperamos viver grandes momentos nesse belíssimo espaço e este é só o primeiro sarau de muitos outros que virão”, conta Edyr Augusto, ele mesmo um autor celebrado e com renome internacional, que pretende oferecer oportunidades de manifestação e expressão aos talentos literários da Amazônia e, em especial, do Pará.

José Rodrigues Pinagé nasceu em Natal (RN) em 29 de outubro de 1895 e faleceu em Belém em 1973. Poeta lírico e satírico, trovador, tipógrafo, jornalista e servidor público, ficou eternizado como o “Príncipe dos Poetas Paraenses”, título oficial outorgado pelo governo do estado do Pará em 1964. Um dos ícones da literatura regional, sua poesia evoca as belezas e peculiaridades da Amazônia, com reflexões sobre a vida e a natureza. A homenagem ao escritor no primeiro “Sarau Chuva de Poesia” reconhece sua contribuição literária e inspira novos talentos a seguirem seus passos.

Sob a curadoria do poeta Renato Gusmão, a abertura contará com performance do ator Adriano Barroso, que recitará trechos das obras de Rodrigues Pinagé. Os poetas locais também terão a oportunidade de declamar seus próprios poemas ou obras de outros autores.

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita, com acesso limitado a 50 pessoas, capacidade máxima do espaço, por ordem de chegada. 

Canseira mental e involução na palma da mão…

Anterior

Programa Novos Caminhos em Belém

Próximo

Você pode gostar

Comentários