A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

Chicão concluiu mestrado em direitos fundamentais com nota máxima

A professora doutora Betânia Fidalgo Arroyo, reitora da Universidade da Amazônia, acompanhada pelos professores doutores Jeferson Bacelar e Frederico Oliveira, entregaram ao presidente da Alepa, deputado Francisco Melo, o Chicão, o diploma de Mestrado em Direitos Fundamentais na área de concentração Realização Jurídico-Política dos Direitos Fundamentais, que ele concluiu com nota máxima da banca examinadora.

O tema da dissertação é “Proteção Jurídica dos Direitos Fundamentais: Aplicabilidade da teoria do mínimo existencial mediante o princípio da reserva do financeiramente possível no Estado do Pará”. Chicão teve como orientador Jeferson Bacelar, Doutor em Direitos Fundamentais e Novos Direitos, Mestre em Direito do Estado e presidente em exercício da Academia Paraense de Letras Jurídicas, que foi Pró-Reitor de Ensino da Unama, conselheiro federal da OAB, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB Pará e é atual diretor da Escola Judicial. O coorientador Frederico de Oliveira é Pós-doutor em Direito, especialidade em Ciências Jurídico-Políticas; Doutor em Direito de Estado (subárea Direito Constitucional); Mestre em Direito Público (subárea Direito Administrativo) e Pós-graduado em Direito Sanitário, Direito Ambiental e Políticas Públicas e em Direito Eleitoral, promotor de justiça do MPPA, líder do Grupo de Pesquisa Hermenêutica Constitucional (registro-CNPQ), membro do Conselho Editorial da Editora Lumen Juris, da Academia Brasileira de Direito Constitucional e membro Associado ao Instituto Pimenta Bueno.

Em novembro deste ano está previsto o lançamento de um livro baseado no trabalho. “O deputado Chicão ingressou no Mestrado em Direitos Fundamentais da Unama em 2019 e desde as primeiras aulas demonstrou um imenso interesse pelo conhecimento. Mesmo com a agenda intensa que sempre possuiu foi um aluno assíduo e muito participativo. No contexto pandêmico conseguiu avançar na pesquisa e defendeu sua dissertação em 2021, perante banca que não apenas conferiu a nota 10, como recomendou a publicação do trabalho. Tenho certeza que ele seguirá para outros estágios da vida acadêmica, declarou o professor Jeferson Bacelar.

Para Chicão, “estudar é momento de alegria, receber um diploma de Mestre é uma honra. O mestrado enriquece nossa maneira de pensar. Agradeço aos que me ajudaram nessa caminhada, em especial, à professora Betânia Fidalgo, ao Dr. Jeferson Bacelar e ao Dr. Frederico Oliveira. Eles foram de grande importância nessa trajetória. Somente com o ensino a gente muda a realidade das pessoas, estou muito feliz em receber esse diploma no dia do meu aniversário”.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *