1

Pela primeira vez em 131 anos, os membros do Ministério Público do Pará reelegeram em chapa única o Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2023-2025 e a composição do Conselho Superior do Ministério Público do Pará para o mandato de 1/1/2023 a 31/12/2024. César Mattar Jr. teve 308 votos, 9 em branco. Para a promotora de justiça Ana Maria Magalhães, a primeira mulher a chefiar o Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado), isso reflete a união da classe em torno de um projeto político institucional de verdadeira transformação em termos de planejamento estratégico visando o exemplar desempenho das atividades ministeriais.

“Em apenas um ano e sete meses de gestão, a determinação, o conhecimento e o preparo de administrador técnico e humano de César Mattar levaram-nos a avanços nunca vivenciados no MPPA, gerados pelos investimentos estratégicos em tecnologia de ponta, modernização de setores fundamentais e valorização dos membros e servidores. Foi nessa proposta de gestão moderna e humana que votamos em duas ocasiões, mas que somente na segunda oportunidade fomos honrados pela autoridade que tem o poder de escolha entre três de uma lista”, sustentou Ana Maria Magalhães, aduzindo que “votar é um direito e um poder de exigir que o nosso candidato único tem a oferecer: sua força de vontade e sua capacidade ímpar de transformar o que era mero sonho em realidade”.

O presidente da Comissão Eleitoral, procurador de justiça Geraldo de Mendonça Rocha, acompanhado pelos demais integrantes da CE, procuradora de justiça Dulcelinda Lobato Pantoja (membro) e promotora de justiça Joana Chagas Coutinho (secretária), anunciou o resultado cinco minutos após o encerramento da votação, às 16h. O total de 325 membros, entre promotores e procuradores, estava apto a votar em todo Estado, e 317 membros votaram.

“Hoje, o sentimento é de gratidão e reconhecimento de que o trabalho levado a efeito, até aqui, está surtindo os frutos desejados. Mas também um sentimento de responsabilidade. Minha recondução faz com que nós tenhamos em mente a necessidade de continuar e de duplicar os nossos esforços e o nosso empenho para manter o Ministério Público pujante,  nessa magnífica obra de arquitetura que é a nossa instituição em todo o País. Assumi, agora há pouco, compromisso público de deixar, ao cabo dos próximos dois anos, um Ministério Público atuante, interiorizado e mais estruturado e, acima de tudo, assumo o compromisso de fortalecer a atuação da nossa instituição na área dos direitos humanos e fazer com que a sociedade tenha no Ministério Público, verdadeiramente, um esteio que corresponda aos mais legítimos anseios dela que é a primeira e a última destinatária dos nossos préstimos”, disse o PGJ reeleito em seu primeiro discurso.

O prazo para interposição de recursos é até sábado (3). Não sendo oposto recurso, o nome de César Mattar Jr. será encaminhado ao governador Hélder Barbalho, para nomeação. A eleição para o Conselho Superior também teve participação maciça dos membros: 316 eleitores participaram da escolha dos procuradores de justiça que irão compor o CSMP a partir de janeiro de 2022.

Foram eleitos para o Conselho Superior @s procurador@s de Justiça Marcos Antônio Ferreira das Neves (212 votos); Cândida de Jesus Ribeiro do Nascimento (189 votos), Rosa Maria Rodrigues Carvalho (146 votos); Francisco Barbosa de Oliveira (145 votos); Nelson Pereira Medrado (143 votos); Hamilton Nogueira Salame  (142 votos), suplente; Maria do Socorro Martins Carvalho Mendo (103 votos), suplente; Raimundo de Mendonça Ribeiro Alves (96 votos), suplente; Leila Maria Marques de Moraes (74 votos), suplente; e Luiz Cesar Tavares Bibas (52 votos), suplente.

Místicos e Bárbaros no Centro Cultural do TRE-PA

Anterior

Cópia fiel

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

1 Comentário

  1. Que o Dr Cezar Mattar possa dar sequência ao grande trabalho que vem realizando.
    A reeleição em chapa única é a prova incontestável da vontade expressa nas urnas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *