0
Amanhã o presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará, José Fernando Gomes Júnior, fará o pré-lançamento do tema do VI Anuário Mineral do Pará, no Restô do Parque da Residência, às 19:30h. Durante o evento será divulgada a capa da edição 2017, que homenageará os 10 anos de atuação do Simineral, oferecerá dados atualizados acerca da produção, exportação, investimentos, geração de empregos e benefícios do setor e será entregue em março de 2017.
Ao longo do ano que vem estão previstos passeio ciclístico, exposição, participação na Feira do Livro e ações de relacionamento durante o Círio, entre outras.

O sindicato foi constituído por iniciativa da Mineração Rio do Norte (MRN), Vale, Imerys Rio Capim Caulim, Alcoa, Cadam e hoje tem também entre as associadas Avanco Resources Limited, B&A Mineração, Belo Sun Mineração, Brazauro Recursos Minerais S/A, ESCO, Hydro, Mineração Buritirama S/A, Palmyra Recursos Naturais e Votorantim. 

Entre as iniciativas nas áreas de educação e cultura do Simineral figuram o concurso de redação para estudantes das escolas públicas e o Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, este em parceria com o Sinjor-PA. 

O Sindicato foi o principal interlocutor para criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Estado do Pará, na Alepa, presidida pelo deputado Raimundo Santos,  que tem o propósito de discutir diretrizes que contribuam para promover atividades sustentáveis na região, criar redes de fornecedores nos empreendimentos locais, sugerir alternativas econômicas após o encerramento das atividades minerais e, sobretudo, incentivar a verticalização da produção no Pará, o segundo maior produtor de minério no Brasil. 

Desde 30 de agosto de 2012, funciona em Belém a Casa da Mineração, espaço onde estão sediados o Simineral e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e que já serviu de palco para mais de 30 convênios, desde cursos em universidades a serviços de lavanderia, em benefício dos empregados das empresas. Junto com a Fiepa, foi criado o Centro de Mineração no Pará, que em breve inaugura a sede no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Pará e deverá formar e capacitar novos profissionais para o setor.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Reajuste do TJ e Banda dos Bombeiros

Anterior

MPF denuncia Lula como chefe da corrupção

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *