Ontem duas famílias viveram momentos de terror, vítimas de assalto à mão armada por volta das 13 horas, durante passeio no Parque do Utinga, um dos lugares mais lindos de Belém e importante equipamento turístico parauara. Trata-se do oitavo roubo…

Em iniciativa inédita, o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro celebra os percursos individuais e coletivos que construíram as políticas de salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, lançando a obra “Em Defesa do Patrimônio Cultural”, organizado por…

Neste sábado, 16, postos de saúde ficarão abertos para a vacinação com foco em menores de 15 anos. Em Belém, 11 unidades vão funcionar das 8h às 14h. A campanha da Multivacinação iniciou no dia 04 de outubro e segue…

De autoria do carnavalesco e professor Paulo Anete, o enredo para o Carnaval 2022 da Escola de Samba Grêmio Recreativo Carnavalesco e Cultural Os Colibris, de Belém do Pará, é “Zélia Amada/ Zélia de Deus/ Zélia das Artes/ Herdeira de…

Centro da Mineração no Pará funcionará no Parque Tecnológico da UFPA

Amanhã o presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará, José Fernando Gomes Júnior, fará o pré-lançamento do tema do VI Anuário Mineral do Pará, no Restô do Parque da Residência, às 19:30h. Durante o evento será divulgada a capa da edição 2017, que homenageará os 10 anos de atuação do Simineral, oferecerá dados atualizados acerca da produção, exportação, investimentos, geração de empregos e benefícios do setor e será entregue em março de 2017.
Ao longo do ano que vem estão previstos passeio ciclístico, exposição, participação na Feira do Livro e ações de relacionamento durante o Círio, entre outras.

O sindicato foi constituído por iniciativa da Mineração Rio do Norte (MRN), Vale, Imerys Rio Capim Caulim, Alcoa, Cadam e hoje tem também entre as associadas Avanco Resources Limited, B&A Mineração, Belo Sun Mineração, Brazauro Recursos Minerais S/A, ESCO, Hydro, Mineração Buritirama S/A, Palmyra Recursos Naturais e Votorantim. 

Entre as iniciativas nas áreas de educação e cultura do Simineral figuram o concurso de redação para estudantes das escolas públicas e o Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, este em parceria com o Sinjor-PA. 

O Sindicato foi o principal interlocutor para criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Estado do Pará, na Alepa, presidida pelo deputado Raimundo Santos,  que tem o propósito de discutir diretrizes que contribuam para promover atividades sustentáveis na região, criar redes de fornecedores nos empreendimentos locais, sugerir alternativas econômicas após o encerramento das atividades minerais e, sobretudo, incentivar a verticalização da produção no Pará, o segundo maior produtor de minério no Brasil. 

Desde 30 de agosto de 2012, funciona em Belém a Casa da Mineração, espaço onde estão sediados o Simineral e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e que já serviu de palco para mais de 30 convênios, desde cursos em universidades a serviços de lavanderia, em benefício dos empregados das empresas. Junto com a Fiepa, foi criado o Centro de Mineração no Pará, que em breve inaugura a sede no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Pará e deverá formar e capacitar novos profissionais para o setor.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *