0

Começa no próximo dia 17 a segunda edição do “Campeonato TV Cultura de Futebol Pelada”, parceria da Rede Cultura de Comunicação e a Federação Paraense de Futebol. O evento contará com 32 times masculinos, além de equipes femininas, de mais de vinte bairros da capital e região metropolitana. As partidas iniciam no sábado (16). O campeonato seguirá até o final do ano, com exibição das disputas aos domingos e segundas-feiras, pelo canal 2.1 da TV Cultura do Pará.

“É importante dizer que, além de realizar, a TV irá exibir os jogos, mostrando o futebol pelada, o futebol amador, as comunidades da área metropolitana, e, eu, enquanto presidente da Funtelpa, fico muito feliz de poder valorizar o esporte amador como um todo e o futebol pelada com a mesma qualidade que nós trabalhamos no campeonato paraense de futebol profissional, utilizando os mesmos equipamentos, os mesmos profissionais, com um padrão de excelência”, afirma o presidente da Cultura Rede de Comunicação, Miro Sanova.

O evento de lançamento teve a presença de representantes dos clubes inscritos, da FPF e criadores de conteúdo esportivo. Na ocasião foram apresentados os uniformes que serão utilizados pelos times e feito o sorteio dos clubes que irão se enfrentar aos sábados e aos domingos durante os próximos três meses de campeonato.

“A partir de agora, a bola vai rolar. Vamos só confirmar agora os jogos que serão nesse final de semana e também anunciar os jogos que serão exibidos, que é o que gera mais expectativa”, explica Jorge Anderson, idealizador do projeto.

A diversidade é um diferencial ao trazer times de várzea localizados em regiões de ilhas e quilombolas de Belém, além de contar com um time fundado e presidido por uma mulher. Roseana Abreu, líder do Atleticanos Futebol Clube, que tem como sede o bairro de Canudos, fala sobre os desafios ao liderar a equipe há 6 anos.

“O negócio é chegar e falar firme, eles me ouvem e me respeitam sempre. Todos os rapazes me tratam com muito respeito e carinho, nós somos quase uma família. Rola aquela tradicional resenha depois da bola todos os sábados. Estamos preparadas para ganhar”.

O futebol pelada, também conhecido como futebol de várzea, é uma tradição paraense, com grande envolvimento popular e que, para além de uma disputa esportiva, conta a história das diversas comunidades existentes na capital do estado e também aos arredores. Um dos objetivos é dar visibilidade e valorizar os clubes de bairros que apresentam talentos em campo.

Este ano o campeonato chega com novidades. Um programa semanal após cada rodada vai integrar a grade de programação da TV Cultura. O “Resenha da Pelada” vai ao ar, ao vivo, todas as terças-feiras, às 19h, com apresentação de Jorge Anderson e convidados que irão comentar os destaques semanal do torneio.

Também nesta edição haverá a participação da equipe do Futebol Zueiro, que, assim como foi no Banpará Parazão, campeonato paraense de futebol profissional, estará presente nas exibições das partidas pelo Portal Cultura, com reações bem humoradas a cada lance dos jogos, sempre aos domingos e segundas-feiras à noite.

Caso Catharina: Lívia Duarte exige proteção à vítima e expulsão do PM

Anterior

Acordo inédito enfatiza protagonismo comunitário e responsabilidade socioambiental da Alcoa

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *