0

A Black Friday é uma das épocas mais esperadas do ano para aproveitar ofertas e descontos. O varejo brasileiro projeta um faturamento de R$ 9,3 bilhões apenas no e-commerce, representando um crescimento de 9,1% em relação ao ano anterior. Esse aumento é impulsionado pela proximidade com o pagamento da primeira parcela do 13º salário e pelas compras de fim de ano, e as categorias de maior destaque incluem eletrodomésticos, moda, acessórios, saúde e beleza .

No entanto, também é um momento propício para a ação de golpistas, que se aproveitam do entusiasmo dos consumidores para aplicar golpes. Para garantir que suas compras sejam seguras nesta época do ano, listamos alguns pontos importantes que você deve observar, e deixamos o mais importante logo em primeiro lugar:

1. Fique atento ao endereço do site

Antes de inserir dados pessoais ou financeiros, confira o endereço da página. Sites seguros começam com “https://” e exibem o ícone de cadeado ao lado da URL. Evite clicar em links enviados por e-mail ou redes sociais; prefira acessar diretamente o site oficial.

2. Compre em lojas confiáveis

Prefira sites conhecidos ou com boa reputação. Procure avaliações de outros clientes e desconfie de empresas que você nunca ouviu falar, especialmente se oferecem condições muito atrativas.

3. Desconfie de preços muito baixos

Se a oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é. Verifique o histórico de preços do produto para saber se o desconto é real e compare em diferentes sites.

4. Evite clicar em anúncios suspeitos

Golpistas muitas vezes utilizam anúncios falsos para atrair vítimas. Eles podem levar você a páginas clonadas ou fraudulentas. Sempre verifique se o domínio corresponde ao site legítimo.

5. Cuidado com métodos de pagamento

Prefira pagar com cartão de crédito ou plataformas intermediárias confiáveis, como PayPal. Desconfie de lojas que exigem transferência ou PIX como única forma de pagamento.

6. Leia as políticas de troca e devolução

Certifique-se de que a loja oferece informações claras sobre troca e devolução. Golpistas geralmente omitem esses detalhes ou não possuem suporte ao cliente.

7. Use autenticação em dois fatores

Ative a autenticação em dois fatores em suas contas de e-commerce para aumentar a segurança. Isso dificulta o acesso de terceiros, mesmo que consigam sua senha.

Daniel Leite Teixeira
Daniel Leite Teixeira é analista de sistemas da Advocacia-Geral da União, Mestre em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade de Lisboa, especialista em Redes de Computadores pela UFPA, músico e guitarrista da Ultranova.

    Quilombolas lançam protocolos de consulta prévia na Alepa

    Anterior

    V Feira das Profissões em Marabá

    Próximo

    Você pode gostar

    Comentários