A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

Belém Inteligente, Metrópole Amazônica da Inovação

A Prefeitura de Belém lança nesta sexta-feira, 3, às 9h30, o programa “Belém Inteligente, Metrópole Amazônica da Inovação”, destinado a desenvolver políticas que a tornem uma cidade inovadora, modelo em gestão participativa e tecnológica em diversas áreas. Será no auditório da Fiepa, localizado na Trav. Quintino Bocaiúva, bairro de Nazaré. A intenção do prefeito Edmilson Rodrigues é sistematizar o conjunto de ações que apresentam Belém como a cidade da inovação. O uso da tecnologia inteligente abrange políticas públicas, inclusão social, participação cidadã, combate às mazelas que a afetam a humanidade e diminuição das desigualdades socioespaciais.

A Prefeitura de Belém já desenvolve projeto de inovação e tecnologia, como, por exemplo, o Programa Municipal Terra da Gente, criado pela Codem, no qual 4.438 títulos foram habilitados para entrega, que faz levantamento por imagens das áreas mapeadas no município. Na área da saúde, a UBS Portal da Amazônia desenvolve o atendimento telemedicina, com especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

A participação cidadã é um grande marco na inovação tecnológica para o município, com o Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado, implantado desde 2021, e os programas Donas de Si e Bora Belém – que inauguram, no Brasil, um modelo de renda cidadã para mulheres da periferia, na sua maioria, visando capacitação e geração de redes de empreendimentos populares, para as beneficiárias.

O orçamento da prefeitura aprovado na Câmara Municipal de Belém foi definido por meio da participação cidadã e disponibilizou espaços e equipamentos – computadores e pontos de internet – a fim de que os moradores de todos os bairros e distritos pudessem apresentar as propostas de melhorias, para que fossem incluídas no Plano Plurianual (PPA 2022-2025) e na Lei Orçamentária Anual (LOA 2022). Conforme os dados sistematizados pela coordenação do Tá Selado, o processo teve a participação de 42 mil cidadãos e cidadãs em 2021, e a plataforma tecnológica do programa visa expandir as formas de interação com a população, para que as decisões sobre o destino da cidade sejam cada vez mais exemplo da efetiva ação de cidadania.

Os eixos do Programa da Belém Inteligente são os projetos Pensar verde: Práticas dos povos originários e novas tecnologias articuladas pelo desenvolvimento sustentável; Incubadora de startups: Apoio à capacitação humana e tecnológica no desenvolvimento de novos processos e negócios; Investimento 2.0: Estratégias públicas na atração de investimentos em projetos inovadores sintonizados com a cidade; Galera DEV: Formação de jovens no desenvolvimento de linguagens, programações e conteúdos digitais; Gestão participativa: Qualificação de processos inovadores de participação popular nas decisões orçamentárias e na fiscalização da gestão pública; e Wifi-aberto: Democratizar o acesso à internet com a ampliação da rede pública de cabos e das redes internas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *