0
 
Em média, sete litros de leite são fornecidos diariamente aos recém-nascidos da Santa Casa que, por diferentes motivos, não podem mamar no seio materno. Apesar da divulgação e das coletas diárias, a quantidade está muito abaixo do necessário para suprir a alimentação dos cerca de 160 bebês internados, que demandam, por dia, 30 litros. 

A equipe do projeto Bombeiros da Vida percorre, de segunda a sexta-feira, mais de 50 bairros dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, realizando a coleta na casa das mães voluntárias. Para doar o excedente de leite, é só ligar para o 0800-7272-057 ou 4009-2212, responder algumas perguntas básicas para o cadastro e aguardar em sua própria residência a coleta. 

Os bebês que não estão fazendo medicação, mas que precisam ficar no hospital em função do baixo peso são assistidos até completarem 2,5 kg pelo Programa de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido Prematuro e de Baixo Peso (Método Canguru). Esse projeto da Santa Casa ensina a vivenciar plenamente a maternidade e as mães ajudam na recuperação dos filhos ao fornecerem o próprio calor humano, através da bolsa-canguru. 

Quase 600 partos são realizados por mês na Santa Casa, que em 2013 atendeu quase sete mil grávidas. A maternidade oferece programas para gestação de alto risco, abortamento humanizado e legal e atendimento para vítimas de violência sexual. Metade das mulheres atendidas é do interior do Estado. Com a inauguração do novo prédio, no ano passado, as usuárias de neonatologia e obstetrícia ganharam 406 leitos, distribuídos na UTI neonatal (62), UCI neonatal (80), Maternidade (157), Pediatria (71), UTI Materna (10), UTI Pediátrica (10) e Ginecologia (16). 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Entrega da licença do projeto Alumina Rodon

Anterior

MPF endossa sentença de Dom Eliseu

Próximo

Você pode gostar

Comentários