Hoje a Assembleia Legislativa do Pará retomou seus trabalhos no segundo período legislativo do terceiro ano da da 19ª Legislatura, de forma totalmente presencial, apesar da reforma do prédio sede do Palácio Cabanagem e do próprio plenário Newton Miranda. Após…

Em visita oficial, a Academia Paraense de Jornalismo e a Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico do Instituto Histórico e Geográfico do Pará pediu ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o veto à alteração dos nomes da Rua da Municipalidade…

O IV Distrito Naval da Marinha do Brasil, em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Praticagem da Barra do Pará, Sociedade Amigos da Marinha Pará, Secretarias de Saúde de Barcarena e do Estado do Pará, Tribunal…

Guy Veloso, filho do saudoso jurista, notário e político Zeno Veloso, plantou em sua memória um pé de baobá na Universidade Federal do Pará, onde o ilustre parauara se destacou como professor de direito civil e direito constitucional, formando gerações…

Entrega da licença do projeto Alumina Rodon

O vice-governador Helenilson Pontes(PSD) vai entregar, hoje, na festa de aniversário pelos 32 anos de Rondon do Pará, a licença ambiental prévia do Projeto Alumina Rondon, concedida pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente do Pará. O Coema ratificou o parecer técnico emitido pela Sema, que avaliou positivamente o projeto, considerando sua viabilidade ambiental e relevância para o desenvolvimento do Pará. O empreendimento, com investimento estimado em R$ 6,6 bilhões, é o principal da Votorantim Metais no Brasil e  prevê a implantação de uma refinaria de alumina integrada com mina de bauxita, no município de Rondon do Pará. 

A Votorantim Metais assumiu o compromisso com o governo do Estado de contratar e capacitar mão de obra local e priorizar fornecedores da região. Desde o segundo semestre de 2013, cursos já estão sendo executados em parceria com as prefeituras de Rondon do Pará, Dom Eliseu e Abel Figueiredo; Senar, IFPA, Senai, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Ministério da Educação, via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.
A expectativa é de que, entre 2014 e 2015, sejam capacitados cerca de sete mil moradores da área. 

No ano passado, a Votorantim Metais também assinou o protocolo de intenções com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração para desenvolvimento de fornecedores, dentro do Plano Estadual de Atração de Novos Negócios, e fez parceria com o Sebrae e com a Fiepa, através do programa REDES (Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará) para qualificar as empresas da região. 

A estimativa é de que a fase 1 do Alumina Rondon comece a operar em 2017, com produção inicial de 7,7 milhões de toneladas de bauxita lavada que, por sua vez, irão gerar três milhões de toneladas de alumina por ano. E após sua expansão, a previsão é de que este número dobre. Será a segunda maior refinaria do mundo. O empreendimento vai gerar mais de 6 mil postos de trabalho na fase de implantação e 1.600 quando for iniciada a etapa de produção, entre empregados próprios e contratados.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *