0
Abre na próxima terça-feira, dia 23, a partir das 16h, no campus da Ufopa em Monte Alegre (antiga escola Prof. Orlando Costa, na Av. Maj. Francisco Mariano, 284), a exposição “Balata: natureza e cultura de Monte Alegre”, ação do Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia da Universidade Federal do Oeste do Pará e da Associação dos Balateiros da Calha Norte, destinada a dar visibilidade aos saberes e fazeres que envolvem a balata – látex da balateira (Manilkara bidentata) –, desde o extrativismo até a confecção de miniaturas de um artesanato reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado do Pará pela Lei n° 8.073/2014. A mostra, aberta ao público em geral, reúne peças de artesanato e objetos de trabalho de antigos balateiros, além de painéis de textos e fotografias sobre a atividade, e vai até 25 de janeiro de 2018, organizada pela professora Luciana Carvalho. O catálogo está disponível aqui

Nativa da Amazônia, a balateira é árvore de grande porte, cujo tronco de madeira avermelhada, forte e resistente, chega a 40 metros de altura. O látex extraído dela é a matéria-prima para a confecção do tradicional artesanato com miniaturas representativas da fauna e dos tipos sociais da Amazônia. A programação inclui exibição do filme Balatais de Saudade. Também vai ter oficina de artesanato em balata, tudo gratuito. Aproveitem por fica só até a quinta-feira, dia 25.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Zequinha Marinho se posiciona

Anterior

Tempos de violência

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *