0

Ficou bonita a Avenida Ananin, que liga os bairros Cidade Nova e Guajará à BR-316, e o viaduto construído no Km 7, com 5.5 metros de altura e 60m de extensão. Uma “bicicleata” liderada pelo governador Helder Barbalho, com a participação da vice-governadora Hana Ghassan Tuma e do presidente da ALEPA, Deputado Chicão, além de outras autoridades e populares, marcou a entrega da avenida, neste domingo, 9.

Helder lembrou que deu o primeiro passo para a obra quando era prefeito de Ananindeua e desapropriou um terreno particular para fazer um conjunto habitacional, abrindo passagem de modo a garantir acesso à BR-316. Na época em que ocupou o cargo de ministro da Integração, liberou recursos para os canais. Já como governador, em 2021, iniciou a obra da avenida, cujo investimento total gira em torno de quase R$ 25 milhões. 

A avenida tem 1,8 km de extensão em pista dupla, ciclovia, calçada com acessibilidade, faixas de pedestre, abrigos para passageiros de ônibus e paisagismo com várias mangueiras, ipês, açaizeiros e árvores de ananin, que dá nome à avenida, uma das poucas vias de Belém com área verde de floresta nativa. “A avenida leva o nome de uma planta que dá nome ao município. Ela possui uma área verde preservada de bosque ao longo de sua extensão”, informou o diretor-geral do NGTM, Eduardo Ribeiro. 

A avenida é estratégica para o projeto do BRT Metropolitano, pois possibilitará que os ônibus “alimentadores” (que circulam nos bairros) acessem o Terminal de Integração de Ananindeua, de onde os ônibus expressos partirão para Belém sem precisar trafegar pela BR-316.

As fotos são de Augusto Miranda/Agência Pará

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Simmy Larrat em Belém nesta semana

Anterior

Colonizados

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *