A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

Auto do Círio fará homenagem à presidente do IHGP-PA

Depois de um hiato de dois anos por conta da pandemia, o Auto do Círio volta às ruas de Belém nesta sexta-feira, 7, a partir de 18h, com novo trajeto, saindo o cortejo da Casa das Onze Janelas até a Praça Felipe Patroni, no bairro da Cidade Velha. O tema deste ano é “Agradecer, bendizer e celebrar”. O projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará completa 28 anos, é importante demonstração de fé e devoção, através da arte, e já se transformou em tradição na chamada quadra nazarena, quando, numa linguagem cênica, os artistas participam da devoção à Virgem de Nazaré, oferecendo um espetáculo em movimento.

Desde 2014 o Instituto Histórico e Geográfico do Pará apoia a iniciativa, e este ano a coordenação geral do evento oficiou ao IHGP convidando a Professora Anaíza Vergolino, presidente do Silogeu para a cena denominada “Coroação de Maria”, na qual, simbolicamente, coroam mulheres importantes para o Auto do Círio e para a comunidade paraense. A montagem da homenagem usará as sete janelas frontais do Solar Barão do Guajará, que desde 1944 abriga o Instituto. A edificação, localizada na Rua do Aveiro (antiga Tomázia Perdigão), nº 62, no bairro da Cidade Velha, uma joia da arquitetura erguida no início do século XIX em estilo neoclássico, é parte integrante do patrimônio histórico e arquitetônico de Belém, tombada em 1950 pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ícone do apogeu econômico e social parauara, na belle époque, guarda tesouros culturais de valor incalculável. Um legado que o IHGP-PA preserva para as gerações futuras, sob a presidência da professora Anaíza Vergolino, a primeira e única mulher a presidir a instituição, que num trabalho hercúleo praticamente a reergueu dos escombros, nos últimos doze anos, e agora conta com a ajuda dos 70 membros da entidade e da sociedade em geral, que aderiu ao seu relevante trabalho.

Dona de simplicidade ímpar, Anaíza Vergolino fez questão de compartilhar a relevante distinção com os confrades, confreiras e colaboradores, fazendo dessa homenagem um momento de congraçamento de todos aqueles que, sob sua presidência, fazem o IHGP existir cumprindo sua finalidade social.

Para garantir a segurança dos artistas participantes da encenação e do público, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, determinou interdições e desvios de vias, atendendo ainda à solicitação da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Instituto de Ciência da Arte.

A partir de 18 horas de sexta-feira, 7, e até o término do evento cultural, serão interditados os trechos da Trav. Dom Bosco, entre rua Siqueira Mendes e rua Dr. Assis; rua Pe. Champagnat, entre rua Dr. Assis e Av. Portugal; rua Tomázia Perdigão, entre rua Pe. Champagnat e Trav. Félix Roque; Trav. Félix Roque, entre Av. Portugal e Tomázia Perdigão; rua Cel. Fontoura, entre rua João Diogo e Trav. Félix Roque.

Em função das interdições no perímetro para garantir a segurança viária, a Semob, via Diretoria de Transportes, fará os desvios provisórios, também a partir de 18 horas, dos itinerários das linhas que trafegam no trecho interditado.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *