Publicado em: 16 de maio de 2025
Em maio de 2024 uma intensa tempestade solar, considerada a mais forte em 20 anos, coloriu céus dos hemisférios sul e norte, com auroras sendo avistadas na Argentina, Chile, Espanha, Inglaterra, Suíça e Estados Unidos. Agora, em maio de 2025, o brasileiro especialista no fenômeno, Marco Brotto – conhecido como o Caçador de Aurora Boreal – alerta: “Estamos diante de um momento importante. Uma mancha solar significativa apareceu no lado leste do Sol e a rotação deve colocá-la em breve na direção da Terra. Ela é bastante ativa e já causou uma explosão solar de classe X-2, uma das mais intensas dos últimos tempos”.
A explicação técnica de Brotto tem base em suas observações diárias do sol e mais de 170 expedições pelo Ártico, caçando auroras. Segundo ele, além da mancha ativa, há também um buraco coronal à frente dela, o que potencializa os efeitos na Terra. “Somente esse buraco coronal já deve gerar tempestades solares. E agora, com essa mancha vindo atrás, há uma possibilidade real de um novo evento significativo ocorrer”.
Os próximos dias são decisivos. Segundo Brotto, se houver uma nova explosão solar significativa nesse intervalo, existe a possibilidade de auroras serem vistas em diversas regiões do planeta, inclusive fora do Ártico.
“No ano passado foi visto até por quem jamais imaginou presenciar uma aurora boreal a olho nu. O que aconteceu em 2024 foi histórico e 2025 pode nos surpreender de novo”, acredita.
Comentários