0
Auriléa discursa, ao lado de Anaíza Virgolino, presidente do IHGP, José Maia, vice-Presidente e Pedro Rocha, secretário.

Auriléa Gomes Abelem, socióloga, mestre em Planejamento do Desenvolvimento, professora aposentada da UFPA, assumiu anteontem, dia 23, a cadeira de nº 44 do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, cujo patrono é Roberto Araujo de Oliveira Santos, em cerimônia no casarão Reducto 28.
O professor doutor Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior fez a saudação de boas vindas.
“Sua experiência na área de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em políticas públicas, lutas urbanas, planejamento urbano, Estado e políticas públicas, avaliação institucional e avaliação de políticas públicas deram possibilidades de atuar e se destacar como docente, pesquisadora e orientadora de trabalhos acadêmicos, inclusive em nível de mestrado, tratando e problematizando temas como os relacionados ao planejamento, às remoções e às contradições e dinâmicas urbanas”, destacou.

O orador oficial salientou que,  na UFPA, além da docência, da pesquisa, das orientações e da extensão, Aurilea participou de comissões internas, esteve à frente de comissões editoriais de revistas científicas, coordenou cursos em diversos níveis, inclusive o de Planejamento do Desenvolvimento, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, e que em sua vida profissional atuou como consultora, pesquisadora, colaboradora e coordenadora de programas e projetos na antiga Sectam (Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente), IUPEA (Instituto Universitário de Pesquisa e Ensino na Amazônia), PROCERAS (Programa de Capacitação da Rede de Assistentes Sociais do Governo do Estado do Pará), FLACSO (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – Programa Santiago, Chile), Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) e ISEB (Instituto Superior de Educação de Belém). 

Sua contribuição para a ciência no contexto da produção acadêmica e técnica incluem mais de uma dúzia de trabalhos acadêmicos em periódicos, capítulos de livros e anais científicos, entre os quais “Ideologia e Planejamento Urbano: reflexões sobre uma experiência em Belém. Espaço & Debates”, “Belém: Identidades Regionais e Novas Estratégias”, “Gestão Democrática e Geração de Indicadores Sociais”, e  “Carências Habitacionais na Amazônia. Cadernos de Estudos Sociais”.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Deputado e assessor capotam na BR-316

Anterior

Preso o quarto envolvido na Operação R.I.P.

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *