Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Atenção, pais!

O composto químico mefedrona desde sexta-feira é considerado entorpecente para efeitos legais, no Brasil. A decisão da Anvisa foi baseada em requerimento do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, a partir de estudos europeus e canadenses sobre o efeito nocivo e registros de mortes relacionadas à droga, banida no continente europeu há cinco anos, assim como em 28 dos 51 Estados norte-americanos.

Na Terra Brasilis, a substância é chamada de miau-miau, vendida on line e utilizada em clubes noturnos, consumida em cápsulas ou injetada na veia. A mistura é devastadora, descrita por especialistas como o resultado dos piores efeitos da cocaína, do LSD, do PCP e do ecstasy: palpitações, náusea, insônia e sangramento que pode levar à morte.

O pó branco e cristalino, de aparência brilhante, é apresentado no rótulo como ”sais de banho”, sob os nomes Pomba Vermelha, Seda Azul, Zoom, Nuvem Nove, Neve Oceânica, Onda Lunar, Céu de Baunilha e Furacão Charlie, e desencadeia crises paranoicas e psicóticas, além de pressão alta.

Em geral, a droga é fabricada com base em duas substâncias: a metilenodioxipirovalerona e mefedrona. A primeira é uma substituta química da catinona, composto estimulante do khat, uma planta do norte da África, usada em vários países como base de defensivos agrícolas ou repelentes de insetos.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *